Empresas de ônibus são autuadas pelo Procon após negarem vender passagens

Os passageiros com direito à gratuidade ou descontos parciais na passagem de ônibus intermunicipal ou estadual de Campo Grande denunciaram duas empresas ao Procon-MS e, após fiscalização, as viações foram autuadas. Conforme nota do Procon, os atendimentos para as pessoas com idade superior a 60 anos e com rendimento inferior a dois salários mínimos, estavam […]

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(Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)
(Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

Os passageiros com direito à gratuidade ou descontos parciais na passagem de ônibus intermunicipal ou estadual de Campo Grande denunciaram duas empresas ao Procon-MS e, após fiscalização, as viações foram autuadas.

Conforme nota do Procon, os atendimentos para as pessoas com idade superior a 60 anos e com rendimento inferior a dois salários mínimos, estavam sendo ‘barrados’ na hora de comprar o ticket.

Uma das empresas, a Viação Motta, mesmo fazendo itinerário Campo Grande – Goiânia sete vezes na semana, só disponibiliza o benefício em apenas um dos trajetos, o que considera convencional.

Em relação à outra empresa, a Eucatur, o Procon diz que o problema se repete. Os passageiros procuram o órgão de defesa do consumidor depois de procurar a empresa para viajar para Curitiba, Paraná.

“Verificaram que são 21 ligações semanais, ou seja, três por dia. Entretanto, a possibilidade de conseguir a gratuidade ocorre em somente duas dessas linhas, na quinta-feira às 02h20 e aos domingos às 23h15, consideradas convencionais”, disse o Procon, destacando que na legislação não há distinção de categoria para o benefício.

Para complicar anda mais a situação as pessoas que procuram as passagens gratuitas não têm conseguido, mesmo se dirigindo ao terminal várias vezes. Os responsáveis pelas vendas afirmam não haver disponibilidade, tanto para 100% como para 50%, e que os interessados devem continuar se dirigindo aos guichês e insistir na tentativa.

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