A família foi quem autorizou a doação dos órgãos

O Hospital da Vida realiza a retirada de órgãos de um jovem de 17 anos nesta quarta-feira (11) em Dourados, cidade a 228 quilômetros de Campo Grande. O rapaz que é de Laguna Carapã, teve morte cerebral devido a um TCE (Traumatismo Craniano Encefálico), causado por acidente de moto. A família foi quem autorizou a doação.Órgãos de jovem de 17 anos são levados para transplantes em CG e SP

Segundo a administração do Hospital da Vida, os órgãos doados são o coração, pâncreas, fígado, rins e córneas. Ainda segundo o hospital, o coração será levado ao Incor (Incor Instituto do Coração) de São Paulo (SP). Outros órgãos, de acordo com o hospital, será levado para Campo Grande. A Força Aérea é quem fará o transporte.

Em junho deste ano, em procedimento na Santa Casa de Campo Grande, órgãos de um homem de 48 anos foram retirados e doados para pelo menos três pessoas do estado de São Paulo.

Na cirurgia, foram retirados rins e fígado do doador que foram encaminhados também para São Paulo, pois não havia paciente com sangue tipo B na lista de espera em Mato Grosso do Sul. A busca por um receptor foi ampliada para o cadastro nacional.

Esse último doador teve morte relacionado a cardiopatia e por esse motivo o coração não foi captado para doação. (Foto: Rafael Coca)