Cotidiano / Consumidor

Procon dá dicas aos consumidores sobre cuidados nas compras pela internet

Em razão das festas de fim de ano, aumentam as compras realizadas pela internet. Em busca de conforto e comodidade é cada vez maior o número de consumidores que optam pelo comércio eletrônico. No entanto, o consumidor deve tomar algumas precauções para não se decepcionar. O ideal seria fazer os pedidos com antecedência, para que […]

Arquivo Publicado em 23/12/2012, às 15h02

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Em razão das festas de fim de ano, aumentam as compras realizadas pela internet. Em busca de conforto e comodidade é cada vez maior o número de consumidores que optam pelo comércio eletrônico. No entanto, o consumidor deve tomar algumas precauções para não se decepcionar. O ideal seria fazer os pedidos com antecedência, para que os presentes cheguem a tempo.

Pensando nisso, o Procon de Mato Grosso do Sul dá algumas dicas aos consumidores para não se prejudicarem. O superintendente do órgão, Alexandre Rezende, orienta o internauta a tomar alguns cuidados com o site escolhido para realizar as compras.

“O consumidor antes de realizar suas compras precisa pesquisar informações sobre a credibilidade do site escolhido e verificar se não há reclamações da empresa – para isso o consumidor pode acessar o ranking dos sites com maior numero de reclamações no site do Procon”, ressalta Alexandre.

Ele ressalta ainda a importância de observar no site se constam todos os dados do fornecedor. “Outra dica é que o internauta fique atento em relação aos dados da empresa, se o site não tiver todas as informações disponíveis é mais um motivo para desconfiar, já que para a abertura da empresa é necessário o endereço fixo da empresa”, informa o superintendente.

O consumidor deve ficar atento ao prazo de entrega, para que o presente não chegue depois das festividades. A informação do prazo de entrega deve constar no momento da compra para que o consumidor possa se planejar. Outro fator importante a ser observado refere-se às despesas adicionais, que podem ocorrer com fretes ou taxas.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não especifica prazos exatos para entrega de mercadorias, mas nos casos em que o fornecedor estipula um prazo de entrega e falha, a situação é caracterizada como descumprimento da oferta. Por isso é importante que o consumidor registre o prazo prometido pelo site para provar o que foi prometido.

“Nestes casos, o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento forçado da entrega; ter a compra cancelada; ou receber um produto similar. No caso do cancelamento, o ressarcimento do comprador deve ser feito de imediato, com juros e correção monetária”, acrescenta Alexandre Rezende.

Ele alerta que produtos eletrônicos como MP3 players, videogames, telefones e outros, devem receber uma atenção maior. “Os produtos eletrônicos são os que mais despertam a atenção do consumidor, entretanto, o cuidado também deve ser maior já que em caso de fraude e se a entrega não for concluída. O consumidor terá um grande prejuízo. Desconfie de ofertas espetaculares, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado”, orienta o superintendente.

Na hora de pagar, se a opção for o cartão de crédito, o cuidado precisa ser redobrado. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento, estabelecendo que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias.

É preciso ficar atento às medidas adotadas pelo fornecedor para garantir a privacidade dos dados, principalmente no caso dos documentos pessoais, e se a página exibida apresenta um cadeado. Outra recomendação é usar uma senha difícil de descobrir e manter sigilo.

O Procon orienta a guardar todos os dados das compras: número do protocolo, confirmação do pedido, todas as mensagens trocadas com o fornecedor, e outras informações que comprovem a compra e suas condições, o que facilita o processo de reclamação, se houver algum imprevisto. (Com informações da assessoria Procon).

Jornal Midiamax