A II Semana de Conciliação de Campo Grande, que será realizada de 25 a 29 de junho, foi lançada nesta quinta-feira (21), às 15h, durante coletiva na ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). O evento que é promovido pela CBMAE (Câmara de Mediação e Arbitragem de Campo Grande) vai reunir audiências para a solução de conflitos de pessoas físicas e jurídicas que ainda não estão no judiciário.

Em 2012, a parceria do TJMS (Tribunal de Justiça de MS) com a CBMAE/ACICG e o PACE (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual) vai contar com a participação de 24 conciliadores voluntários. A parceria é considerada fundamental para a prática da nova política pública no poder judiciário, implementada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por meio de sua Resolução 125, que discorre sobre o tratamento adequado de conflitos de interesses.

O primeiro secretário da ACICG, Roberto Oshiro, que participou de seminários e workshops do CNJ ressaltou que a CBMAE/PACE é uma forma de conseguir acordos de forma amigável, evitando o desgaste e morosidade de um processo convencional. “Disseminar a cultura da conciliação é um verdadeiro sacerdócio na busca da pacificação social”, defende.

Para o desembargador Romero Osme Dias esse é o grande ponto da Semana da Conciliação. “É a disseminação da cultura da mediação e conciliação como forma de solucionar litígios”, enfatizou. Este ano, aproximadamente três mil cartas foram enviadas pelas empresas que estão participando da Semana da Conciliação aos devedores para participarem e encontrarem em conjunto um acordo.

2011

No ano passado, dos 434 procedimentos de conciliação abertos, 312 foram solucionados, ou seja, 72%. Destes, 97% foram cumpridos. Média bem acima da nacional que é de 80%.

Empresas

Colégio Latino Americano, Colégio Geração 2001, Colégio Alceu Viana, Colégio Paulo Freire, Colégio Liceu, UCDB, Bumerang, Betel Center, Cocresul, Algo Mais Confecções e ABS Bombas Injetoras.