Plataforma virtual abre canal direto entre produtor e consumidor de orgânicos no Brasil
A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) apresentou aos visitantes da Biofach America Latina – feira de negócios do setor de orgânicos – uma nova plataforma virtual. O canal abre comunicação direta entre produtores e consumidores de orgânicos e faz parte do Projeto OrganicsNet. “Estamos lançando dentro da plataforma um fórum para as pessoas que estão […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) apresentou aos visitantes da Biofach America Latina – feira de negócios do setor de orgânicos – uma nova plataforma virtual. O canal abre comunicação direta entre produtores e consumidores de orgânicos e faz parte do Projeto OrganicsNet.
“Estamos lançando dentro da plataforma um fórum para as pessoas que estão no mundo orgânico”, disse à Agência Brasil a diretora da SNA e coordenadora do Projeto OrganicsNet, Sylvia Wachsner. O fórum engloba pesquisadores, agricultores orgânicos, mercado varejista e a rede de consumidores de orgânicos.
Wachsner disse que um dos objetivos do fórum é agregar valor ao produto orgânico, uma vez que todos os produtores vão poder falar uns com os outros, o que aumentará o nível de informação entre eles. A ideia é difundir cada vez mais o conceito do consumo responsável de produtos orgânicos, além de fornecer dados sobre legislação, certificação e técnica de produção, visando a dinamizar mais a produção de orgânicos no país. “Para que o consumidor tenha mais informações”.
A plataforma do OrganicsNet é a única do gênero no Brasil. Ela conta com a colaboração da empresa júnior da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e está presente em mídias sociais, como Twitter e Facebook.
O OrganicsNet lançou também a primeira loja virtual de varejo na plataforma, a Amora Verde, onde poderão ser comercializados produtos oferecidos pelos produtores cadastrados.
A diretora da SNA salientou que a expansão do setor de orgânicos no Brasil depende da continuidade, no próximo governo, do apoio dado pelos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. “Esperamos que o novo governo continue apoiando, porque só com ajuda do setor público, o exército de produtores orgânicos, como eu chamo, vai poder ficar mais forte e crescer.”
De acordo com dados do Censo Agropecuário de 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil cerca de 90 mil produtores orgânicos em 800 mil hectares certificados. Sylvia acredita que com a nova regulação que entra em vigor a partir de janeiro de 2011, o país começará a criar as primeiras estatísticas reais sobre a produção orgânica.
Além de apresentar a nova plataforma virtual, o projeto OrganicsNet lançou na Biofach América Latina produtos inovadores das empresas que integram a rede. Entre eles, destacam-se os biscoitos de arroz com algas, da Cultivar Brazil; milho de pipoca orgânico, da ViaPaxBio; a primeira ração humana Fibrativa Orgânica, da Ecobio; o sabonete para animais feito da árvore indiana Neem, da Preserva Mundi.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Um ano após assassinato de Cícero no Natal em Campo Grande, suspeita ainda não foi localizada
Crime ainda não teve respostas e MP deu prazo até final deste mês para investigação da polícia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.