Quem está procurando um carro para comprar já deve ter se deparado com uma grande diferença entre o valor da Tabela FIPE e os preços praticados nos marketplaces.
Isso acontece pois nos marketplaces os vendedores costumam usar o valor de mercado de outros modelos iguais ou parecidos.
Já a Tabela Fipe é feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e serve como um indicador médio dos preços dos veículos.
Com isso, existem muitas referências na hora de verificar os preços, que podem variar para quem quer comprar, vender ou financiar.
Por exemplo, se você consultar a Tabela Fipee um marketplace à procura do mesmo carro, a chance dos valores serem bem diferentes é bem grande.
Pode até parecer confuso, mas entender o motivo da diferença nos preços é mais fácil do que você imagina.
Portanto, se você quer ficar por dentro do assunto, continue acompanhando este artigo! Que vamos falar mais sobre a diferença de valor dos carros entre a Tabela Fipe e os marketplaces!
O que é o valor Tabela Fipe
A Fipe (abreviação de Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é um indicador de preços, que avalia o valor de veículos novos e usados no Brasil.
Ela é usada como uma referência para avaliações, financiamento e negociações de carros, inclusive para alguns anunciados em marketplaces.
O seu cálculo é feito através de alguns fatores, como por exemplo:
- Marca, ano e modelo do veículo;
- Valor do modelo 0km;
- Desvalorização ao longo do tempo.
O que é o valor de mercado?
Já o valor de mercado é referente ao preço em que o veículo está sendo anunciado em uma plataforma online ou loja.
Vale ressaltar que o valor da tabela Fipe e o valor de mercado de um automóvel podem ser diferentes, porém, a Fipe também é usada como referência.
O valor de mercado de um veículo é calculado através de alguns fatores, como por exemplo:
- Oferta e demanda do veículo em questão;
- Estado de conservação;
- Local em que será vendido;
- Acessórios e personalização do veículo;
Por que existe diferença entre o valor de mercado e a tabela Fipe?
Agora que você já está mais por dentro do assunto, chegou a hora de entender porque o valor de mercado é diferente do valor da tabela Fipe.
Em primeiro lugar, a Fipe é tida como uma média estatística para avaliar o valor de um modelo de carro, enquanto o preço do veículo no mercado costuma ser chamado de “valor real”.
Por exemplo, vamos supor que você está vendo a tabela Fipe e notou que um HB20 de 2022 está custando cerca de R$60 mil.
Porém, quando foi procurar o mesmo automóvel nos marketplaces, encontrou diversas opções que custam mais ou menos do que o valor mostrado na tabela.
Isso acontece pois a Fipe não leva em consideração fatores como modificações no carro, histórico de batidas, tendências do mercado, entre outros.
Ou seja, se um HB20 está custando R$75 mil, a probabilidade do dono ter feito algumas melhorias e adicionado acessórios no veículo é bem alta.
Enquanto isso, se o mesmo modelo for encontrado por um valor bem abaixo da tabela, pode representar tanto que o veículo não está em boas condições, que já foi batido ou até que o proprietário queira vendê-lo o mais rápido possível.
Mas afinal, qual valor devo usar como referência?
O valor de referência vai depender se você está comprando, vendendo, financiando ou fazendo um seguro para o veículo.
Caso você esteja interessado em adquirir um veículo, o ideal é consultar marketplaces e lojas para ver o preço real, mas sempre compare os valores com a tabela Fipe.
Agora, se você for vender o seu veículo e o mesmo está em ótimas condições, use como referência a Fipe, para conseguir um valor aproximado do que o carro vale.
Por fim, o financiamento e seguro de carros é feito usando a tabela Fipe como referência, tendo em vista que é a forma mais segura e rápida de medir o valor de um carro, porém, o valor real do automóvel pode influenciar o preço final.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe esse artigo para que mais pessoas saibam a diferença entre o valor de mercado e o valor da Fipe de um carro!