Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nem frio impede campo-grandenses de seguirem rotina de treinos para saúde ou competições

Com o frio, muitas pessoas mudam suas rotinas, principalmente em ambientes abertos. As atividades físicas são exemplos, mas há quem persista em sua prática esportiva
Osvaldo Sato -
Parque das Nações Indígenas é ponto de prática esportiva em Campo Grande (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Com a chegada de mais uma frente fria à , os termômetros chegaram a marcar cinco graus na madrugada de terça-feira, em . Durante a tarde, a temperatura manteve-se próxima aos 15 graus.

Com o frio, muitas pessoas deixam de realizar atividades rotineiras, principalmente aquelas praticadas em ambientes abertos. As atividades físicas são exemplos, mas há quem persista em sua rotina saudável.

A reportagem do Jornal Midiamax encontrou o acadêmico de educação física Renan Bispo da Silva, nesta terça-feira (24) no Parque das Nações Indígenas, enquanto ele se preparava para iniciar seu treino. Para ele, esta é uma parte vital de sua vida.

Ele chegou à corrida tendo iniciado com uma simples caminhada, mas agora possui acompanhamento profissional e se prepara para as Meia-maratona de Campo Grande e para a Meia-maratona do .

“Está frio, mas tenho que seguir a planilha, então não tem dia ruim, não tem dia bom, treino todos os dias, de forma híbrida, alternando corrida e academia, e também faço trilhas algumas vezes”, contou.

Quem vê o atleta em plena preparação para meias maratonas, de 21 quilômetros, não percebe que o atleta começou para combater uma e sedentarismo.

“Comecei caminhando, para combater o sedentarismo que estava me causando obesidade, e quando consegui correr meu primeiro quilômetro, me apaixonei pela corrida”, contou.

Hábitos saudáveis

A motivação varia de atleta para atleta. Há quem busque melhorar seu desempenho visando competições, assim como quem busque manutenção da saúde com uma rotina saudável de exercícios e melhoria da qualidade de vida.

É o caso da moradora de Santa Catarina, Valesca, que está a passeio em Campo Grande. Sempre que vem à capital sul-mato-grossense, leva toda a família ao Parque das Nações Indígenas, tanto para incentivar os dois filhos na prática esportiva, como para colocá-los em contato com a natureza.

Nesta tarde ela também estava no principal parque da cidade, com seu marido e filhos. Enquanto um brincava com sua bicicleta, ensaiando suas primeiras pedaladas, outro corria livremente no amplo gramado do local.

“Tenho costume de trazer meus filhos para brincarem ao ar livre, para que entendam a importância. Mesmo em dias frios, mantemos a caminhada com eles, para incentivar desde pequeno, esse hábito saudável, assim como outros, como o contato com a natureza e a alimentação saudável”, contou Valesca.

De todo modo, o que une estes atletas que enfrentam o frio para manterem sua rotina, é a compreensão da importância da prática esportiva em seu dia a dia, provando que o esporte ajuda todos a enfrentarem as dificuldades da vida, inclusive este frio que pegou os campo-grandenses de surpresa.

Valesca e sua família no Parque (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Cuidados em dias frios

Segundo professor de educação física, Guilherme Chinem, algumas precauções podem ser tomadas por aqueles que querem manter a prática esportiva em dias frios.

“Fazer um bom aquecimento é sempre muito importante, assim como utilizar a vestimenta adequada para cada esporte”, destacou. Segundo ele, manter o corpo aquecido depois da prática esportiva também contribui. “Outra questão importante é a hidratação, porque em dias frios, muitas pessoas se esquecem de beber água”, afirmou o professor.

Mas se mesmo com todos os cuidados, você ainda reluta para sair em dias frios, o professor destaca que o atleta pode pensar em alternativas para se manter em movimento.

“Penso que o praticante pode intercalar os treinos, por exemplo, caso não seja um treino específico para uma competição, ele pode fazer um fortalecimento muscular em academia, em ambiente interno”, completou.

(Fotos: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

🟡 Receba notícias direto no seu WhatsApp

Participe do grupo do Jornal Midiamax no Whatsapp e receba informações diárias de tudo o que acontece nos bairros da sua região.

Clique aqui para participar

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
água vander

Vander diz que Direita vai ser prejudica pela taxação de 50% de Trump: ‘Tiro no pé’

Bombeiros preparam resgate de criança que caiu em cânion no RS

‘Pivô’ da morte de fazendeiro se apresenta à polícia, presta depoimento e é liberado

Operação conjunta apreende mais de R$ 26 milhões em mercadorias e veículos ilegais

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

coronel david indígena morte assembleia alems mesa

‘Lula optou pelo confronto’, diz Coronel David sobre tarifa de 50% de Trump

Últimas Notícias

Cotidiano

Gilson Breder, presidente da 1ª Igreja Batista de Campo Grande morre aos 72 anos

Ele estava internado desde o dia 9 de julho e faleceu nesta noite de quinta-feira

Cotidiano

Primeiro candidato negro ao governo de MS está preso e pede ajuda para pagar defesa

O professor, homenageado em 2014 com a Medalha Zumbi dos Palmares, agora enfrenta dificuldades

Cotidiano

Alexa ‘dá pau’, para de controlar Spotify e outros dispositivos

Usuários postaram suas reclamações nas redes sociais e no site da Amazon

Polícia

Delegado é morto a tiros de espingarda ao tentar cumprir mandado de prisão

Equipe foi recebida a tiros pelos criminosos e mais dois agentes foram baleados durante a ação