A partir desta segunda-feira (9), pessoas com Síndrome de Von Recklinghausen serão reconhecidas com deficiência, em Mato Grosso do Sul. A decisão do governador Eduardo Riedel é considerada uma conquista para pessoas que se enquadram.
A partir do reconhecimento, a pessoa com Síndrome de Von Recklinghausen passa a ter acesso a benefícios de pessoas com deficiência. Podendo proporcionar mais qualidade de vida.
A neurofibromatose, também conhecida como Doença de Von Recklinghausen, se refere a 3 (três) tipos de doenças genéticas autossômicas dominantes que têm em comum o surgimento de tumores benignos múltiplos no sistema nervoso, que se apresentam sob as formas clínicas de:
I – neurofibromatose tipo 1 (NF1, ou doença de Von Recklinghausen) é mais prevalente;
II – schwannomatose relacionada com NF2 (NF2) é responsável por 10% dos casos;
III – schwannomatose não NF2 (schwannomatose) é uma doença rara
Projeto tramita há 3 anos
Em março de 2022, o projeto de lei foi protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Assim, se aprovado, todas as pessoas com síndrome de Von Recklinghausen poderão usufruir de benefícios sociais para PcDs.
Além disso, a proposta prevê acompanhamento clínico, social e laboratorial aos portadores de neurofibromatose. De autoria do deputado Antônio Vaz (Republicanos), o projeto é justificado pelas consequências que a doença pode causar nos afetados pela síndrome.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!
***