O deputado federal por Mato Grosso do Sul, Rodolfo Nogueira (PL), fez um discurso enfático durante a cerimônia de abertura da 59ª Expoagro, neste sábado (10), em Dourados. Representando a bancada ruralista no Congresso Nacional, Nogueira exaltou o agronegócio como motor da economia brasileira, elogiou a atuação da Polícia Militar em ações contra o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e criticou o governo federal por, segundo ele, “virar as costas” ao produtor rural.
Logo no início de sua fala, o parlamentar parabenizou a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) pela desocupação de uma propriedade rural na região de Panambi, em Dourados, no fim de abril. Equipe do Batalhão de Choque participou da ação.
“Parabenizar a PM pela ação enérgica e cirúrgica aqui no município de Panambi da Grande Dourados contra um grupo baderneiro, invasor e bandido, que é o MST. Parabéns pela sua firmeza, parabéns ao secretário de Segurança, Carlos Videira, pela ação enérgica contra bandido, porque quem invade a propriedade é bandido e assim deve ser tratado.”
O deputado também ressaltou o papel fundamental das forças de segurança no Estado, destacando o trabalho da Polícia Militar e de demais agentes de segurança pública.
‘O agro sustenta o Brasil’
Em defesa do agronegócio, Rodolfo Nogueira reafirmou sua posição como representante do setor em Brasília. “O agronegócio é realmente a locomotiva do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Dourados. É esse setor que sustenta a economia do nosso Brasil, com mais de 29 milhões de carteiras assinadas, que sustenta a mesa do povo brasileiro e um quinto da mesa do mundo inteiro.”
Críticas ao Governo Federal
O parlamentar aproveitou o momento para criticar o Governo Federal, afirmando que o setor agropecuário tem sido negligenciado nos últimos anos, especialmente após quatro safras impactadas por estiagens seguidas. Segundo ele, os produtores estão endividados, sem acesso a crédito, e o Plano Safra ainda não foi lançado.
“O governo federal virou as costas para o agronegócio e para o produtor rural. Um governo que banca gastos bilionários com ministérios, mas esqueceu quem realmente sustenta esse país. O produtor rural está endividado, não tem crédito, e o Plano Safra até agora não saiu.”
Nogueira informou que está em diálogo com o ministro Fábio de Oliveira (Agricultura), e que uma audiência pública será realizada na Comissão de Agricultura da Câmara para debater o endividamento rural em Mato Grosso do Sul. “Pela primeira vez ouvimos a palavra ‘securitização’, que pode representar uma esperança para os produtores, como também já foi ventilado no Rio Grande do Sul.”
Encerrando seu discurso, o deputado reforçou que a luta em Brasília continuará sendo pela segurança jurídica no campo, acesso a crédito e respeito ao trabalho do produtor rural. “Estamos lá lutando por vocês. E o mínimo que o produtor precisa é respeito, segurança jurídica e condições para continuar produzindo.”
Expoagro 2025
Com programação técnica, comercial, empresarial e de entretenimento, a Expoagro 2025 reúne expositores de diversas cadeias produtivas e se consolida como vitrine do agronegócio regional. A feira vai até o dia 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.