Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pedro Paulo Gasparini é reconduzido ao cargo de defensor público-geral do estado de MS

Cerimônia solene foi realizada nesta quinta-feira (27) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo
Osvaldo Sato, Thalya Godoy -
Gasparini foi escolhido pelos pares para o período de 2025 a 2027 (Foto: Henrique Arakaki)

Na noite desta quinta-feira (27), Pedro Paulo Gasparini foi reconduzido ao cargo de defensor público-geral do Estado de em uma cerimônia solene realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Eduardo Riedel, o vice-governador , a prefeita de , Adriane Lopes, além de deputados federais e estaduais e representantes das forças de segurança.

Pela primeira vez, a do Estado teve uma candidatura única ao cargo de defensor público-geral, refletindo a unidade da instituição e a confiança na gestão de Gasparini. Sua posse administrativa marca o início de um novo ciclo na liderança da Defensoria.

Durante seu discurso, Gasparini ressaltou o papel essencial da Defensoria Pública na prestação de assistência jurídica à população mais vulnerável. Ele destacou o crescimento significativo no número de atendimentos nos últimos dois anos, passando de aproximadamente 220 mil para 380 mil, abrangendo os 79 municípios do estado.

Expansão e desafios

Gasparini enfatizou que a Defensoria Pública vai além do atendimento às questões familiares, atuando também na defesa do consumidor, nos direitos da mulher e da criança, e na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O trabalho da Defensoria Pública é resgatar essas pessoas, dar dignidade e levar justiça para quem mais precisa”, afirmou.

Nos últimos anos, avanços estruturais também foram alcançados. A Defensoria realizou concurso para servidores, nomeando mais de 180 profissionais. Além disso, foram empossados 15 novos defensores públicos substitutos, com a adição recente de mais cinco profissionais.

Para os próximos dois anos, o grande desafio da gestão é ampliar o acesso à justiça, alcançando comunidades ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas. Também está entre as prioridades fortalecer as iniciativas voltadas à proteção das mulheres e da juventude. “Nosso objetivo é facilitar o acesso da população à Defensoria Pública, seja por meio das unidades, dos fóruns ou das plataformas digitais”, destacou Gasparini.

(Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Referência nacional

O vice-governador Barbosinha destacou a relevância da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, a segunda criada no país, ressaltando seu papel fundamental na administração da Justiça e na garantia de direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade.

“A Defensoria é imprescindível para a justiça social. Temos um fato histórico: uma candidatura única que representa o sentimento unânime dos defensores públicos do estado”, afirmou o vice-governador.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados