‘Nada entra nem sai’, paralisação de auditores da Receita Federal trava fronteira em Ponta Porã
Com a paralisação, despachantes aduaneiros enfrentam dificuldades para atravessar a fronteira
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Auditores da Receita Federal em Mato Grosso do Sul anunciaram uma paralisação na manhã desta quinta-feira (23). Desde as primeiras horas do dia, despachantes aduaneiros enfrentam dificuldades para realizar operações na fronteira entre Brasil e Paraguai, em Ponta Porã.
A situação já causa reflexos significativos na fronteira, com filas de caminhões parados e operações suspensas. Para despachantes aduaneiros e empresários do setor, a situação representa um gargalo logístico com potenciais prejuízos para o comércio.
Anderson, despachante aduaneiro, foi pego de surpresa pela paralisação. Segundo ele, a ação afeta completamente as atividades de milhares de trabalhadores que passam diariamente no local.
“Não estão liberando nenhuma carreta. Não há pesagem na balança, e tudo está parado, nada entra nem sai. Assim não consigo realizar o desembaraço das cargas nem liberar mercadorias enquanto a Receita não retomar as atividades”, lamenta.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Equipe Aduaneira de Despacho de Ponta Porã explicou que os auditores-fiscais intensificaram as operações de fiscalização nas aduanas de fronteira de Mato Grosso do Sul. A ação faz parte de uma mobilização nacional que adota o modelo de atuação denominado “risco zero” nas áreas alfandegadas.
Reivindicações
Desde 2022, os auditores-fiscais negociam com o Governo Federal a atualização salarial da categoria. Apesar de o Executivo ter anunciado acordos com outras carreiras, a categoria segue sem reajuste no vencimento básico.
“Os auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil são a única classe do serviço público federal que não recebeu nenhum reajuste salarial nos últimos oito anos. Outras categorias obtiveram aumentos de até 30% ou 27%”, destaca a nota divulgada pela mobilização.
A principal demanda é um reajuste mínimo de 19%, percentual equivalente ao menor índice concedido a outras categorias do serviço público. Além disso, os auditores reivindicam a reposição das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos.
Questionada, a Receita Federal afirmou que não pode se pronunciar sobre os movimentos, mas esclareceu se tratar de uma operação padrão. Já o Sindifisco-MS (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal) comunicou que não há previsão para o retorno das atividades.
“Esperamos que apresentem uma solução em breve. Mas isso está fora do nosso controle, assim como o reajuste de preços que consome nosso poder de compra”, afirmou.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Defensio Agro: Quadrilha que aplicou golpe de mais de meio milhão em produtores é alvo de operação em MS
- Revólver que seria enviado para Goiás é encontrado dentro de air fryer nos Correios em Campo Grande
- VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente em Campo Grande atingiu lateral de carro de aplicativo
- Ex que pisoteou rosto de mulher e colocou fezes de cachorro na boca da vítima vai continuar preso
Últimas Notícias
Belo quebra silêncio após declaração de Gracyanne Barbosa: ‘Não há traição’
Após declarações de Gracyanne Barbosa no BBB 25, Belo bota a boca no trombone e expõe detalhes de relacionamento com a ex-mulher
Catafalco: Traficantes usavam carro de funerária para transportar cocaína, maconha e operação prende 2 em MS
Droga estava sendo transportada junto de dois corpos
Precisa de médico? Confira a escala de unidades de saúde nesta quarta-feira
Mais de 60 profissionais estão disponíveis em UPAs e CRSs de Campo Grande
Frente fria favorece chuvas em MS a partir desta quarta-feira
Contudo, região sudoeste e pantaneira marcam temperaturas elevadas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.