Mais uma vez, ônibus estraga e atrasa passageiros: ‘É uma lata velha’

Passageiros lotaram calçada da Rua 26 de Agosto aguardando um novo coletivo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
ônibus
Veículo estava lotado (Fala Povo Midiamax)

Mais uma vez, um ônibus da linha 080 apresentou defeito e causou atraso na manhã desta quarta-feira (22). Passageiros lotaram a calçada da Rua 26 de Agosto, no Centro de Campo Grande, aguardando um novo coletivo.

Segundo uma funcionária de um hospital, o ônibus saiu do Terminal Aero Rancho e começou a apresentar defeito no Terminal Bandeirantes. Contudo, o veículo seguiu o itinerário, mas parou no Centro.

“Todos tiveram que descer para esperar outro, como estava no Centro, fui a pé para meu trabalho e cheguei atrasada. É uma falta de respeito com a população que depende do transporte público. Sempre parando nas avenidas, pois isso não deveria ser chamado de ônibus, é uma lata velha”, desabafa.

Outra passageira que também estava na linha, que preferiu anonimato, diz que o coletivo sanfonado estava lotado e precisou pedir um carro de aplicativo para chegar ao Terminal General Osório.

“Gastei mais para não me atrasar, mas se for pegar um carro de aplicativo toda vez que um ônibus estragar vai comprometer minha renda. Eu entendo que um carro que anda todo dia tem o desgaste, mas nem o motorista sabe a última vez que o ônibus passou por mecânica. Esses ônibus não são novos”.

Serviço precário

O reajuste da passagem é esperado para mudança em breve. A tarifa está em fase de cálculo e deve ser anunciada nos próximos dias. Contudo, os passageiros questionam o aumento diante do serviço precário. Sendo assim, desde 2012, cerca de 14 mil passageiros abandonaram o transporte público, e ao invés de investir em gestão e qualidade, o Consórcio Guaicurus tirou mais de 30 ônibus de circulação e pressiona por reajustes.

Informações contidas na Política Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, mostram o reflexo do descaso do serviço do Consórcio Guaicurus com a população. Em apenas dois anos após o início da concessão, o número de passageiros pagantes começou a cair. Dos 56,6 mil passageiros que iam e vinham de ônibus em 2012, apenas 42,5 mil resistiram ao transporte até 2019.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

sesc
ceuzinho