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Cotidiano

Indignados com aumento do passe, usuários do transporte público organizam manifestação

Segundo uma das responsáveis pela divulgação, o aumento proposto é "absurdo" e não condiz com a realidade dos veículos das frotas que transitam na Capital
Schimene Weber -
Imagem Ilustrativa (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Trabalhadores, estudantes, aposentados e demais usuários do transporte público, que dependem do Consórcio Guaicurus para se locomoverem em , organizam uma manifestação contra o aumento da tarifa, após a Prefeitura da Capital ter fixado o passe em R$ 4,95.

Segundo uma das responsáveis pela divulgação, o aumento proposto é “absurdo” e não condiz com a realidade dos veículos das frotas que transitam na Capital. “Nós precisamos de um transporte público de qualidade. Durante anos, vemos como o Consórcio Guaicurus não vem atendendo o que vem prometido. Crianças, idosos e deficientes, em dia de calor, acabam passando mal ou desmaiando. O transporte público em Campo Grande é insalubre, queremos iniciativas”, explicou à reportagem do Jornal Midiamax.

Em um grupo no WhatsApp, que já conta com centenas de pessoas, uma reunião que será realizada às 17h desta sexta-feira (24) deverá definir a data da manifestação, bem como o horário.

Receita bilionária

Os empresários de ônibus de Campo Grande são o verdadeiro exemplo do ‘mau negócio’ que rende milhõesNa verdade, bilhões. Isso porque equipe técnica da prefeitura da Capital certificou auditoria contábil nas planilhas do Consórcio Guaicurus e atestou que a concessionária teve receita de R$ 1.277.051.828,21 (um bilhão, duzentos e setenta e sete milhões, cinquenta e um mil, oitocentos e vinte e oito reais e vinte e um centavos) de 2012 a 2019 – somente os oito primeiros anos do contrato. Os técnicos chegaram aos valores a partir de balanços enviados pelas próprias empresas de transporte.

Conforme documento oficial da Agereg, os lucros do Consórcio Guaicurus só aumentaram. “Mantendo-se em um nível linear entre os períodos de 2016 a 2018, excetuando o exercício financeiro de 2019 com baixa, porém, mesmo registrando baixa em suas receitas [em 2019], o Consórcio auferiu lucro para o período, melhor que o exercício imediatamente anterior”.

Apesar de lucrar milhões explorando o transporte público em Campo Grande, perícia autorizada pela Justiça revelou que, desde 2015, a idade média dos ônibus que circulam nas ruas ultrapassou a média de 5 anos, determinada pelo contrato. Em vez de utilizar os recursos para melhorar os serviços, o laudo pericial apontou ainda que o número de ônibus nas ruas só diminuiu. “Evidente que o Consórcio sempre possuiu condições de adimplir o contrato de concessão”, diz documento da Agereg.

Trecho de estudo técnico da Agereg (Reprodução)

Frota crítica

De alçapão voando a elevador emperrado, em 2024 o Jornal Midiamax registrou diversos momentos desafiadores vividos por quem depende do transporte público, contrariando, totalmente, a informação de que “o serviço do Consórcio Guaicurus é excelente para conforto, acessibilidade, pontualidade, qualidade da frota e pessoal a serviço”.

Acessibilidade é de longe um dos pontos a melhorar quando o assunto é . Isso porque são frequentes as reclamações de usuários que dependem do elevador para embarcar e desembarcar dos ônibus alegando que ficaram “presos” na condução ou não puderam subir, porque a escada estava emperrada.

Em janeiro de 2024, por exemplo, o auxiliar administrativo, Nelson Corrêa, de 63 anos, não conseguiu desembarcar de um ônibus na Avenida Júlio de Castilho devido ao elevador que havia estrago.

Também em janeiro, um passageiro registrou goteiras em um dos ônibus que presta serviço à população. Nas imagens é possível notar um furo no teto do ônibus 3265 da linha 051, que faz trajeto entre o Terminal Bandeirantes e o . Na época, ele até ironizou dizendo que estava “refrescante”.

Faça chuva ou sol, este é o principal problema vivido por usuários do transporte coletivo: a falta de espaço dentro dos ônibus. Nos horários de pico, então, as conduções se transformam em grandes – e abafadas – latas de sardinha.

Em uma das situações relatadas, eram 5h30 quando os passageiros se aglomeravam para entrar na linha 080 (Terminal Aero Rancho / Terminal General Osório).

Consórcio ‘escapou’ de CPIs

Nos últimos 10 anos, a criação de uma comissão para a investigação do Consórcio Guaicurus — contrato e serviços prestados — foi pautada pelo menos sete vezes na Câmara de Campo Grande. Uma por uma, as tentativas ficaram de lado nos trabalhos legislativos. Assim, as empresas ‘escaparam’ de comissão própria para investigar a situação precária do transporte coletivo na Capital.

No mesmo recorte temporal, o Midiamax noticia séria de reportagens sobre a realidade dos ônibus de transporte público em Campo Grande. Goteirassuperlotaçãofrota sucateada e falta de acessibilidade estão entre os principais desafios enfrentados pelos usuários do Consórcio Guaicurus.

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