Entidade repudia confusão em bloco de Carnaval na Esplanada Ferroviária

Após confusão envolvendo ambulantes e a organização do bloco Farofa com Dendê, na noite deste sábado (22), o ABC (Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande) emitiu uma nota de repúdio ao ocorrido. O evento foi realizado na Esplanada Ferroviária.
A confusão começou no fim da tarde, quando as avenidas Mato Grosso e Calógeras já estavam lotadas de foliões. Na ocasião, vendedores acusaram a organização do evento de impedirem que as pessoas se aproximassem das barracas, prejudicando as vendas.
Dessa forma, os vendedores e membros da organização do evento entraram em conflito. A Polícia Militar precisou intervir na briga.
Conforme a nota emitida pelo ABC do Carnaval, os agressores estavam “trasvestidos de ambulantes” e foram contra as regras estabelecidas pela própria prefeitura e organização do evento.
Assim, repudia os atos e solicita que a Prefeitura de Campo Grande tome providências em relação ao ocorrido.
Confira a nota na íntegra:
O Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC do Carnaval) repudia veementemente os fatos ocorridos na noite do dia 22 de fevereiro de 2025 durante a realização do Bloco Farofa com Dendê, na Esplanada Ferroviária, onde agitadores trasvestidos de ambulantes confrontaram as regras estabelecidas entre a Prefeitura de Campo Grande e a entidade responsável pela realização do carnaval de rua na Capital. Não respeitaram o espaço destinados para sua atuação e, inflamados por suas lideranças, agrediram física e psicologicamente membros da organização do bloco.
O ABC do Carnaval reforça que são inadmissíveis tais atitudes e solicita que a Prefeitura de Campo Grande tome providências contra esses elementos que mancham essa festa popular.
Os organizadores do Bloco Farofa com Dendê dedicaram um ano inteiro de trabalho para proporcionar uma festa que levasse alegria para crianças, idosos, famílias e amigos. Ver todo esse esforço sendo desrespeitado foi uma experiência dolorosa para os produtores, que choraram ao presenciar a tentativa de destruição de um evento construído com tanto carinho e dedicação.
Nos últimos anos, os blocos construíram uma relação harmônica com todas as esferas sociais. Com isso, possibilitando uma festa alegre, pública e que atende todas as exigências legais e encargos, como a contratação de seguranças e cuidados com a alimentação dos agentes públicos de segurança que atuam nos dias de carnaval. E, para isso, os bares oficiais são a única fonte de renda para que as entidades consigam custear a festa.
O ABC do Carnaval defende a atuação dos ambulantes, dos trabalhadores informais e a geração de renda que a maior festa popular de Campo Grande propicia à cidade e aos profissionais. Porém, é preciso respeitar o regramento previamente estabelecido entre a Prefeitura de Campo e a entidade responsável pela organização da festa. É importante lembrar que o Executivo é responsável pela fiscalização, segurança e atuação dos ambulantes.
O ABC do Carnaval presta sua solidariedade ao Bloco Farofa com Dendê e está à disposição de todos os representantes da sociedade para mais esclarecimentos.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!