Pular para o conteúdo
Cotidiano

Corumbá vai sediar audiência pública sobre concessão da hidrovia em abril

Concessão da hidrovia do Rio Paraguai é inédita e ambientalistas contestam dragagens
Priscilla Peres -
Hidrovia opera na Argentina (Divulgação, Ecoa)

A segunda etapa de discussões sobre a concessão da Hidrovia do Rio acontece em abril. A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) realiza uma audiência pública presencial em , no dia 17 de abril.

Esta será a segunda sessão pública sobre o tema, com o objetivo de ouvir as contribuições da sociedade local. A primeira audiência, também presencial, foi realizada no dia 6 de fevereiro de 2025, na sede da ANTAQ, em Brasília (DF).

Para o governo, o projeto de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai representa um marco histórico, por ser a primeira concessão de hidrovia no Brasil a ser debatida em audiência pública. A licitação visa não apenas aumentar a eficiência logística, mas também reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Os interessados em se manifestar durante a audiência deverão se inscrever presencialmente no local do evento, cujo endereço será informado em breve. As inscrições começam às 9h, uma hora antes do início da sessão, e se encerram às 10h30.

A documentação completa, incluindo minutas jurídicas relativas à Audiência Pública nº 18/2024, está disponível neste link.

Dragagem polêmica

Estudo de viabilidade da concessão da hidrovia coloca as manutenções (dragagens e derrocagens) como fundamentais para a navegação comercial. Mas muito se questiona sobre os impactos ambientais das obras, principalmente em época em que o clima extremo gera cenários inéditos no Pantanal.

O projeto de concessão estipula profundidade mínima de 2 metros e de 3 metros para navegação. E as ações de dragagem, derrocamento e suas consequências ambientais são as mais polêmicas do projeto.

A Antaq destaca que atualmente a legislação brasileira não prevê a necessidade de licença ambiental para transporte de cargas pela hidrovia. Logo, empresas privadas podem explorar o rio sem o respaldo ambiental, o que vai mudar com a concessão.

Para as autoridades, o projeto “proporciona segurança ambiental, com condições de monitoramento rigoroso” de toda a hidrovia. Vale lembrar, que nunca ocorreu dragagem no Rio Paraguai em Mato Grosso do Sul e não existem licenças ou autorizações ambientais emitidas para dragagem ou derrocamento no trecho. 

Contribuições

A entidade SOS Pantanal foi a primeira entidade a colaborar com a primeira etapa do debate e questionou sobre os procedimentos de dragagem, limpeza e derrocamento de trechos do rio Paraguai. Ainda falou sobre a importância das formações rochosas do Pantanal e sugeriu que sejam realizados estudos mais específicos e detalhados sobre trechos e impactos.

Secretário municipal de desenvolvimento de Corumbá, Odilon Neves falou sobre a importância do projeto para a economia do município e aumento de indicadores. Ainda ressaltou que esperam que Corumbá volte a ser uma referência em transporte de cargas.

As contribuições poderão ser encaminhadas até as 23h59 do dia 23 de fevereiro de 2025, exclusivamente por meio e na forma do formulário eletrônico disponível no site da Antaq, não sendo aceitas contribuições enviadas por meio diverso. 

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Recapeamento de avenidas irá custar R$ 3,20 milhões em Bataguassu

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

ufms

Com R$ 30 mil em prêmios, Festival Universitário da Canção UFMS abre inscrições

Últimas Notícias

Transparência

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Legislativo municipal de Ivinhema comprometeu-se a promover concurso público

MidiaMAIS

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Projeto Blossom mostra qualidade audiovisual e criativa de artistas locais no setor de moda

Política

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá sessão entre 16 a 31 de julho

Cotidiano

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Guia para moradores de Campo Grande será disponibilizado nos formatos de manual, guia e cartilha