Campo Grande pode decretar situação de emergência ou calamidade pública na próxima semana após o temporal que castigou a cidade nas últimas horas. A informação foi compartilhada pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, parlamentar Papy (PSDB).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Em visita à cratera na Chácara dos Poderes, na tarde desta sexta-feira (25), o tucano informou que a intenção, a partir de agora, é votar o decreto na sessão da próxima terça-feira (29) para facilitar a captação de recursos para a recuperação da cidade.
Campo Grande foi castigada por uma chuva intensa nas últimas 24 horas, com os pluviômetros registrando um acumulado de 88,6 milímetros entre o início da manhã de quinta-feira (24) e as 7h50 desta sexta-feira (25). O volume impressiona ao se equiparar ao esperado para todo o mês de abril, que é de 89,4 milímetros, conforme dados do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
A precipitação concentrada em um curto período provocou o transbordamento de córregos e alagamentos em diversos pontos da Capital.
O titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Marcelo Miglioli, explicou que além dos reparos pela cidade, um dos principais objetivos é buscar recursos, como os do FMMA (Fundo Municipal de Meio Ambiente), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ou Governo do Estado.
Abril se mostra atípico
O mês de abril de 2025 tem se caracterizado por um volume de chuvas muito acima da média em Campo Grande. Até o dia 23, o acumulado já atingia 192,2 milímetros, mais que o dobro da média histórica para todo o mês (89,4 milímetros).
A situação é ainda mais expressiva em outros municípios do Estado. Dourados, na região sul, registrou um acumulado de 283,4 milímetros entre os dias 1º e 23 de abril, superando largamente a média histórica de 106 milímetros para o mês inteiro.
No Pantanal, em Corumbá, o cenário é semelhante. O acumulado de 192,4 milímetros até o dia 23 de abril já se aproxima do triplo da média esperada para o período, que é de 65,7 milímetros.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.