Pular para o conteúdo
Cotidiano

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Em 2010, onça fugiu por duas vezes do CRAS; Governo esclarece se há risco de fuga do animal que teria matado caseiro no Pantanal
Evelin Cáceres -
Onça foi capturada pela PMA no último dia 24 de abril. (Foto: Saul Schramm/Secom)

A onça-pintada que foi capturada nesta semana na região do Touro Morto, no Pantanal, rondando o pesqueiro cuidado por Jorge Ávalo, de 60 anos, morto após ataque, está em atendimento veterinário no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), debilitada e sob cuidados por ser encontrada ‘combalida’, segundo nota divulgada pelo governo do Estado nesta sexta-feira (25).

“O animal apresenta desidratação, alterações hepáticas, renais e gastrointestinais. Para concluir o diagnóstico do estado de saúde, os veterinários aguardam laudos e resultados de exames complementares – de raio-x, ultrassom e hemograma – para uma melhor avaliação”, aponta a nota.

A onça, um macho de aproximadamente 9 anos e com 94 quilos, está bem abaixo do peso. “O felino, após retornar da anestesia, está consciente, e não apresentou novos problemas de saúde – vômito, regurgitação – na primeira noite no CRAS, e de modo geral apresenta comportamento dentro da normalidade”.

Risco de fugir?

O governo do Estado também esclareceu que não há risco da onça fugir, como aconteceu com um animal de 10 meses em 2010, que fugiu do CRAS por duas vezes.

“A onça está em um recinto com grades, e seguro para receber o animal e para o adequado manejo realizado pelos veterinários”, informou a nota.

Há 15 anos, a onça fugiu pela primeira vez rompendo as grades com as patas e dentes e cavando o chão. A fuga assustou moradores da região do Parque dos Poderes e chegou a causar a suspensão de caminhadas no Parque das Nações Indígenas, por precaução.

Da segunda vez, ela rompeu a solda das grades com as patas. No entanto, o CRAS foi totalmente reformulado desde então.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é esfaqueada no abdômen e na lombar em Corumbá

Polícia desmonta ringues e prende suspeito por rinhas de galo em Campo Grande

tuta

‘Tuta’ é transferido de Corumbá para Penitenciária Federal em Brasília

Homem é preso após comprar celular roubado por R$ 50 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

STJ mantém decisão que obriga Campo Grande a pagar R$ 13,5 milhões para a Santa Casa

Acidente na MS-276 mata pai e filho e deixa criança gravemente ferida

marcola

Suspeito de substituir Marcola no PCC é entregue pela Bolívia à Polícia Federal em Corumbá

Carlo Ancelotti

Ancelotti envia pré-lista à CBF e primeiros nomes da Seleção já circulam nos bastidores

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians e Bahia vencem em rodada de clássicos pelo Brasileirão

Timão afunda Santos; Tricolor supera expulsão precoce e bate Vitória

Brasil

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Lista inclui os países que suspenderam as importações de produtos avícolas do Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações

Famosos

Após depor na CPI das Bets, Virgínia Fonseca causa polêmica ao cantar música sobre ‘tigrinho’

Em plenos pulmões, influenciadora apareceu em story entoando 'tá doida com o dinheiro do tigrinho'

Esportes

Corinthians vence Santos com Yuri Alberto de algoz mais uma vez e afunda rival no Z-4

Camisa 9 do Corinthians chamou a responsabilidade mais uma vez