Em meio à aproximação de uma nova frente fria, Mato Grosso do Sul deve registrar chuva forte e ventania neste feriado de Corpus Christi. Nesta quinta-feira (19), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de nível amarelo, que indica risco de tempestades acompanhadas de ventos fortes em diferentes regiões do Estado. A previsão segue até as 10h desta sexta-feira (20).
O aviso abrange 20 cidades sul-mato-grossenses, com previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 mm ao dia. Os ventos devem variar entre 40 km/h e 60 km/h. Entre os riscos associados estão cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Além disso, um segundo alerta aponta baixa umidade em 28 municípios do Estado, com índices variando entre 30% e 20%. Nesse caso, o risco de incêndios florestais e danos à saúde é considerado baixo.
Previsão
As temperaturas já começaram a baixar nesta quinta-feira, com mínimas de 14 °C em Ponta Porã, 16 °C em Dourados, 17 °C em Três Lagoas e 18 °C na Capital. Nestas cidades, as temperaturas máximas chegam a 23 °C, 29 °C, 30 °C e 29 °C, respectivamente. Conforme o Cemtec, o tempo seguirá firme, com sol e poucas nuvens em Mato Grosso do Sul.
Cuidados com a saúde
Para evitar problemas de saúde em dias de baixa umidade a recomendação é investir em cuidados básicos:
- Beba bastante líquido, mantenha o corpo hidratado mesmo sem sentir sede.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz.
- Dê preferência a frutas que contêm mais líquidos, como melancia, melão e laranja.
- Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento.
Evite acidentes
Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos, assim, evita-se que eles se danifiquem com a água.
Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; assim como evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações estão disponíveis junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.