O inverno começa amanhã, sexta-feira (20), pontualmente às 22h42, baixando as temperaturas no sul do Estado para 4°C na primeira semana da estação. Mas, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a previsão é de temperaturas mais quentes que o normal até o fim de setembro, quando chega a primavera.
Previsão para os próximos dias
As temperaturas já começaram a baixar nesta quinta-feira, com mínimas de 14°C em Ponta Porã, 16ºC em Dourados, 17°C em Três Lagoas e 18°C na Capital. Nestas cidades, as temperaturas máximas chegam a 23°C, 29°C, 30°C e 29°C, respectivamente. A previsão do Cemtec também indica tempo firme, com sol e poucas nuvens em Mato Grosso do Sul.

A expectativa é que uma massa de ar frio derrube ainda mais a temperatura ao longo do fim de semana. Na segunda-feira (23), em Ponta Porã, a mínima será de 4°C, com máxima de 19°C. Porto Murtinho varia de 8°C a 20°C; Campo Grande e Aquidauana, de 10°C a 22°C; e Três Lagoas e Coxim, de 13°C a 27°C. Além do frio, a previsão é de chuva em todo o Estado.
No início da semana, as temperaturas devem diminuir ao longo do dia, fenômeno conhecido como ‘mínima invertida’. O Cemtec indica ainda que as menores temperaturas vêm na terça-feira, com mínimas de 0°C a 2°C e possibilidade de geadas, especialmente na região sul do Estado.
Entre os dias 26 e 27 de junho, há probabilidade para o avanço de nova frente fria que irá reforçar o ar frio e manter as temperaturas baixas em todo o Estado até o fim do mês, informa o Cemtec.
Previsão para o inverno
O Cemtec divulgou prognóstico do tempo para o trimestre julho, agosto e setembro, quando termina o inverno. Historicamente, este período é de frio, baixa umidade e estiagem em Mato Grosso do Sul. A previsão indica que, em 2025, o estado deve registrar quedas pontuais nas temperaturas, mas o clima será mais quente que o normal.
Nos últimos 30 anos, a temperatura média do Estado variou entre 24°C e 26°C, e o volume de chuva, de 75 mm a 150 mm no trimestre julho-setembro. A expectativa neste ano é um cenário de irregularidade das chuvas, que podem ficar abaixo ou acima da média histórica. Já as temperaturas devem ficar acima da média, principalmente na ausência de nuvens e chuvas.
Porém, o Cemtec alerta que isso não exclui a possibilidade de ocorrência de frentes frias intensas, típicas da estação de inverno. “É importante destacar que essa previsão representa uma tendência para a média do trimestre como um todo e não impede episódios de frio ao longo do período”, destaca a equipe técnica do Cemtec.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***