Cerca de 20 voluntários de Sidrolândia, município que fica a 70 quilômetros de Campo Grande, serão enviados para o Rio Grande do Sul para ajudarem a população que ficou desabrigada durante as enchentes que alagaram diversas cidades do estado gaúcho. Além de mantimentos, os colaboradores levarão um caminhão com uma cozinha adaptada, onde vão preparar refeições para as famílias necessitadas.

Uma das organizadoras, Kelen Cristina Giotto, diz que os voluntários seguem para o Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira (13). “Os caminhões saem daqui no dia 13, logo cedo. Os voluntários vão ficar por lá o tempo que for necessário”, afirma.

O objetivo do grupo que se reúne no Salão Paroquial de Nossa Senhora Abadia, é enviar 4 caminhões, que juntos conseguem transportar 100 toneladas. Para isso, os organizadores contam com o apoio de toda a população.

“A cidade toda está abraçando esta causa. Tem momentos que temos 300 pessoas aqui ajudando porque estamos recebendo as doações e separando e organizando os caminhões e isso sem contar com os que estão nas ruas fazendo arrecadações”, relata.

De acordo com o levantamento realizado pelo grupo, até o momento foram arrecadados 20 mil litros de água, 25 toneladas de mantimentos, 800 cobertores e 150 colchões. Além disso, há uma carreta frigorífica lotada de roupas.

Kelen explica que as doações serão destinadas aos desabrigados nos municípios: Arroio do Meio, Encantado, Muçum e Roca Sales. “Estamos em contato com alguns conhecidos do Rio Grande do Sul e nos pediram para atender a essas cidades”, justifica.

Interessados em contribuir podem levar as doações ao Salão Paroquial de Nossa Senhora Abadia, na Rua Santa Catarina, 750, no centro de Sidrolândia. As doações podem ser entregues no local até sexta-feira das 7 às 19 horas e no sábado até as 12 horas. Depois disso, o grupo vai interromper as coletas para organizar os caminhões que seguem em viagem na segunda-feira (13).

Enchentes no Rio Grande do Sul

As fortes chuvas que tiveram início no estado gaúcho na última semana, deixaram várias cidades alagadas. Conforme o boletim sobre o impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, divulgados pela Defesa Civil do estado gaúcho, são 425 municípios afetados, 67.512 pessoas em abrigos, 164.583 desalojados, 1.476,170 pessoas afetadas, 374 feridos, 136 desaparecidos, 107 óbitos confirmados e 1 em investigação para saber se há relação com os desastre provocado pelas enchentes.