Volta às aulas em MS tem aposta em acolhimento interativo de novos alunos na rede estadual

Mais de 176 mil alunos voltam para sala de aula nesta quarta-feira (21)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
acolhida
Acolhimento de alunos (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Os mais de 176 mil alunos da REE (Rede Estadual de Educação) retornam para sala de aula nesta quarta-feira (21). Na Escola Estadual Lucia Martins Coelho, em Campo Grande, a volta foi marcada por aposta da “acolhida” diferente, com boas-vindas para os veteranos e novatos.

Ainda nesta quarta-feira serão entregues os novos uniformes estaduais, segundo a SED (Secretaria Estadual de Educação), ao todo, são 349 escolas, sendo 210 de período integral. O número de estudantes matriculados caiu de 187 para 175,6, comparado ao ano letivo anterior.

Para a recepção dos alunos, a escola preparou balões coloridos na entrada, com entrega de doces e pulseira para uma dinâmica de acolhimento. Segundo o diretor da unidade, Marcio Beretta Cossato, um grupo de veteranos passou por formação para participar da acolhida aos novos alunos, apresentando o espaço e funcionários, o que seria uma forma de ambientar os recém-chegados ao longo dos primeiros dias.

“Somos de período integral e estamos com uma boa expectativa. Toda a equipe passou por formação continuada para este momento. Hoje, nossas turmas estão completas, com algumas vagas para o primeiro ano. Ao todo, temos 330 alunos só no ensino médio”.

Pulseiras para dinâmica de acolhimento (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Flaviane Leite acompanhou a filha no primeiro dia de aula na nova escola, que saiu da região das Moreninhas. “É uma nova fase para ela, ter mais independência e querer saber o que quer para o futuro. Estou feliz com a escola, confio e vim visitar antes também. Ter o período integral e curso proporciona novas possibilidades, principalmente para entrar no mercado de trabalho”.

A filha, Ana Carolina, acabou de completar 15 anos e está ingressando no ensino médio. “Estou com muita expectativa. Estava ansiosa, tanto que acordei 4h”.

Outra “mamãe coruja”, Marlene Lemes também foi levar a filha, Mayanne Lemes, para a escola nesta manhã antes de ir ao trabalho. “Vim conhecer, interagir”. A aluna sai da Vila Nasser para a nova escola. “Acordei 5h10, estava ansiosa”.

(Nathalia Alcântara, Midiamax)

Ano letivo 2024

O ano letivo de 2024 termina no dia 13 de dezembro. O recesso escolar acontecerá entre os dias 17 e 31 julho, conforme o calendário divulgado pela SED. 

Já o início das atividades para professores e demais funcionários das escolas começou em 1° de fevereiro, nas 348 unidades escolares e centros da REE, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O término do ano escolar está previsto para o dia 20 de dezembro de 2023.

Professores da rede participaram da Jornada formativa intitulada DPE 2024 (Diálogos e Planejamento Educacional), com objetivo de desenvolver os profissionais da REE, consistindo em encontros projetados para fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas e melhorar a aprendizagem dos estudantes.

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga