Após dois meses de escolares é hora de voltar à escola e esta quarta-feira (21) é o primeiro dia de aula para 176 mil estudantes da de Mato Grosso do Sul. O Estado conta com 349 escolas estaduais, com média de 500 estudantes por unidade.

De acordo com a SED (Secretaria Estadual de Educação), foram realizadas reformas parciais ou gerais em 125 escolas da rede e em todas as intervenções continuam em andamento. Até o momento, apenas uma escola solicitou adiamento do início das aulas para segunda-feira (dia 26) em função das etapas finais da reforma.

As 349 escolas estão localizadas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul e 210 delas passam a oferecer Ensino em Tempo Integral em 2024, aumento de 44 escolas oferecendo a modalidade. Com isso, o número de estudantes atendidos passa de 30 mil, com previsão de chegar à marca de 48,7 mil alunos matriculados.

Conforme dados da SED, mais de 60% das escolas oferecem o Ensino em Tempo Integral. Atualmente são menos de 40 mil alunos matriculados nessa modalidade, mas a expectativa é de ultrapassar a marca de 45 mil estudantes, considerando que o número deve subir nas primeiras semanas de aula.

Este ano, a Rede Estadual de Ensino também passou a oferecer vagas para 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, que é responsabilidade municipal.

Ano letivo 2024

O ano letivo de 2024 começa no dia 21 de fevereiro e o das aulas está marcado para 13 de dezembro de 2024. O recesso escolar acontecerá entre os dias 17 e 31 julho, conforme o calendário divulgado pela SED. 

Já o início das atividades para professores e demais funcionários das escolas começou em 1° de fevereiro, nas 348 unidades escolares e centros da REE, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O término do ano escolar está previsto para o dia 20 de dezembro de 2023.

Professores da rede participaram da Jornada formativa intitulada DPE 2024 (Diálogos e Planejamento Educacional), com objetivo de desenvolver os profissionais da REE, consistindo em encontros projetados para fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas e melhorar a aprendizagem dos estudantes.