Um rapaz não identificado foi filmado ao mergulhar no lago do Parque das Nações Indígenas, um dos principais cartões postais e atração turística de . Após sair da água, o visitante escala o monumento do Guerreiro Guaicuru.

A ação foi filmada e ganhou repercussão após ser republicada no Perfil do Instagram Passeando em Campo Grande, nesta quarta-feira (1º), quando os termômetros na Capital registraram 33ºC. Contudo, apesar de ser claramente recente, não é possível afirmar que que a filmagem é de hoje.

Tanto o mergulho no lago quanto subir no monumento são consideradas infrações, conforme Portaria nº 215/12, de 18 de junho de 2012, publicada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que é responsável pela administração do Parque das Nações Indígenas.

A Portaria define normas e estabelece diretrizes para o uso comum das áreas e instalações e o regulamento proíbe nadar ou praticar quaisquer atividades nos córregos e nos lagos sem prévia e expressa autorização. O descumprimento pode acarretar ação de responsabilidade contra o autor e isenta o Imasul de responsabilidades decorrentes de eventuais acidentes.

Acionado pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax, o Governo de Mato Grosso do Sul afirmou que abrirá procedimentos para apurar a responsabilidade.