Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande tem 37 crianças em estado grave por conta da gripe e à espera de vagas na UTI

Campo Grande chegou a 90 mortes em decorrência de síndromes respiratórias graves em 2024, sendo que três são de crianças
Fábio Oruê, Lucas Caxito -
crianças
(Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Enfrentando um surto de doenças respiratórias, também sofre com a falta de leitos para pacientes que necessitam de internação para tratamento dos sintomas gripais mais graves. Entre elas estão 37 crianças.

Aliás, elas são os principais alvos da gripe, que tem sido mais agressiva neste ano, segundo a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite. “Nos temos a maior circulação do vírus da Influenza A, que é bem mais violento que a Influenza B, que circulou mais no ano passado”, diz Rosana em entrevista ao programa Em Resumo, do Jornal Midiamax.

Ela explica que, apesar dos números serem inferiores aos registrados em 2023, a gravidade dos casos está causando a situação mais complicada neste ano. Isso fez a prefeitura de Campo Grande decretar situação de emergência em saúde no dia 1° de maio.

“Agora, a gente tem pessoas mais tempo internadas e aí não tem leito para o próximo que ficar doente”, diz Rosana. As unidades estão lotadas e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) negocia a abertura de novos leitos, principalmente pediátricos.

Além disso, a pasta tenta comprar leitos na iniciativa privada para atender o SUS (Sistema Único de Saúde). Conforme a secretária, há aumento da ocupação de leitos das unidades de saúde da prefeitura e da rede contratualizada de urgência e emergência por conta do aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) na Capital.

Pronto Atendimento Pediátrico

Rosana também deu mais detalhes do projeto de implantar um Pronto Atendimento Pediátrico. Segundo ela, o plano é antigo, mas por conta da situação, terá que sair do papel muito brevemente.

A princípio, enquanto o Hospital Municipal, não entra em operação, a “unidade infantil” deve funcionar no CRS (Centro Regional de Saúde) do Tiradentes. As demais UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) continuam atendendo crianças e o pronto atendimento complementa essa rede.

“Na UPA não é obrigatório pelas leis ministeriais ter um especialista em pediatria, qualquer médico é capacitado, mas tem casos que são mais complexos”, explica a secretária.

90 mortes em 2024

Nesta terça-feira (14), Campo Grande chegou a 90 mortes em decorrência de síndromes respiratórias graves em 2024. Apesar de alto, o número é bem menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando na semana 20 a Capital somava 151 mortes decorrentes da doença.

Os dados são da Sesau (Secretaria de Saúde de Campo Grande) e mostram que, das 90 mortes, três são de crianças de zero a 9 anos e 53 de pessoas com mais de 60 anos. No grupo intermediário, são 14 mortes em pessoas de 40 a 49 anos e 10 em pessoas de 50 a 59 anos.

No mesmo período do ano passado, Campo Grande somava 18 mortes de crianças de zero a 9 anos. Já os idosos com mais de 60 anos somavam 107 mortes por síndromes respiratórias.

Nesse sentido, o avanço dos casos de SRAG este ano se diferencia do comportamento de 2023. Isso porque, no ano passado, a crise começou em março, com pico de caso na semana 13, seguida de redução. Diferentemente, este ano, os dados mostram crescimento linear, sendo a semana 18 a com mais casos até o momento.

Entre as semanas 1 e 20 (em curso), Campo Grande soma 1.292 casos de SRAG. No mesmo período do ano passado, eram 1.571 casos da doença.

Sesau suspende licença de servidores

Diante do quadro de aumento dos casos de síndromes respiratórias em Campo Grande, a Sesau decidiu suspender a concessão de licença de interesse particular dos servidores da saúde durante a vigência do decreto de emergência.

A resolução 808 entrou em vigor na segunda-feira (13) e considera a situação de emergência em saúde. Principalmente, na urgência e emergência, enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva – UTIs neonatal e pediátricas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de corte e costura

lula rodolfo

MS entra em PL de securitização das dívidas de produtores rurais afetados por desastres climáticos

Mato Grosso do Sul segue em alerta por alta incidência de doenças respiratórias

De comunicação estratégica a marketing, Semu oferta curso gratuito de empreendedorismo feminino em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

cagados bioparque pantanal

Novos animais chegam e vão para área externa de Bioparque; confira as espécies

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Mais de 20 anos após Rebelde, Angelique Boyer e Estefanía Villarreal farão novela juntas

A novidade já está movimentando os fãs de Rebelde, principalmente os que torciam pela amizade das personagens no famoso “Mía’s Club”.

Mundo

Reino Unido assina tratado de defesa, comércio e migração com a Alemanha

Líderes dos países não afirmaram quais serão os impactos dessa união

Polícia

Réu que atirou e atropelou motoentregador é condenado a 4 anos no regime aberto

Crime de tentativa de homicídio foi desclassificado, e o réu foi condenado por disparo de arma de fogo em local habitado e porte ilegal de arma de fogo

Brasil

Mulher faz quatro cirurgias no dedo após fazer as unhas em salão de beleza

Moradora de Goiânia, já fez 77 sessões de fisioterapia para que mobilidade do membro volte 100%