Um terreno baldio na Rua Teófilo Otoni, entre os bairros Nova Campo Grande e Sayonara, foi incendiado na manhã desta sexta-feira (21). A intensa fumaça tomou conta da Avenida Duque de Caxias.

Segundo vizinhos, é comum o descarte irregular de lixo e abrigo de usuários de drogas no local, o que favorece os constantes incêndios no terreno. Robson Luiz da Silva, morador há 30 anos nas proximidades, entretanto, já perdeu as contas das inúmeras vezes que o matagal foi atingido pelas chamas.

“Tem muito descarte de lixo, usuários de drogas que furtam fiação elétrica e queimam para retirar o cobre. Tem um idoso coletor de reciclagens que fica ali; até avisei ele como está o incêndio lá”.

Para se ter uma ideia, a fumaça avança com o auxílio do vento em direção ao Nova Campo Grande, prejudicando a visibilidade na Duque de Caxias.

Ricardo Cardoso, morador na região há mais de 15 anos, também reclama da frequência dos incêndios no terreno abandonado. “É muito prejudicial à saúde. Estava vindo para casa no Nova Campo Grande e a fumaça está sendo toda levada.”

Período de seca e incêndios diários

A Capital enfrenta um longo período de estiagem, sem chuvas consideráveis, o que favorece o aumento de incêndios na região urbana. Diariamente, o Corpo de Bombeiros atende ocorrências.

Um caminhão pegou fogo no fim da manhã desta quinta-feira (20), no Residencial Portal do Sol, próximo à BR-163, na saída para São Paulo. As chamas se alastraram e atingiram uma área de vegetação.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio em pastagem próximo a residências durante a noite desta quarta-feira (19), na Rua do Himalaia, Bairro Marcos Roberto. O fogo chegou a cinco metros de altura, segundo uma moradora que preferiu não se identificar.

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação no bairro Nova Lima, nesta segunda-feira (17). O terreno fica ao lado do Shopping Bosque dos Ipês.

Testemunhas que trabalham próximo ao local informaram ao Jornal Midiamax que viram um homem chegar de moto e entrar no terreno por volta de 10h30. Em menos de cinco minutos, ele saiu do local e pouco depois os trabalhadores viram as chamas.