A primeira tarde de vacina da influenza, liberada para toda a população acima de seis meses de idade, fez dobrar a busca pelo imunizante em unidades da saúde de Campo Grande. Nesta sexta-feira (3), a situação é a mesma, filas para se imunizar contra a gripe e espera que chega a duas horas.
Para organizar a fila de imunização, unidades de saúde estão distribuindo senhas, ainda assim, nesta manhã, a espera passava de 2 horas na unidade 26 de Agosto, localizada no centro de Campo Grande.
Terezinha Oliveira, conta que chegou às 8h na unidade e às 10h10 ainda estava aguardando atendimento. Ela foi ontem e não conseguiu ser atendida, e hoje pegou a senha 85. “Já estou aqui e não saio enquanto não tomar a vacina. Tomo todo ano”.
Viviane Bastos chegou por volta das 9h e disse que se arrependeu de não ir mais cedo. “Podia melhorar, mas a espera faz parte. O jeito é esperar, pois a vacina vale a pena, nunca tive agravamento da doença”.
Na unidade, duas técnicas faziam o atendimento aos pacientes e o local está lotado.
Saiba onde se vacinar
De acordo com a Sesau (Secretaria de Saúde de Campo Grande), apenas 17% do público prioritário de Campo Grande foi imunizado e a ampliação para toda a população, segue recomendação do Ministério da Saúde.
A campanha foi iniciada em 21 de março, e a Sesau possuía 225 mil doses. Desde então, com público restrito e baixa procura, restavam 160 mil doses disponíveis, número que deve cair rapidamente com a alta procura.
As doses estarão disponíveis nas mais de 70 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos de Campo Grande. Para encontrar um ponto mais perto da sua casa, basta clicar aqui.