Há quase um ano, recebeu as primeiras e únicas doses da vacina MVA-BN Jynneos Mpox. Na ocasião, o entregava 332 vacinas, que meses depois deixou de ser distribuída aos estados brasileiros.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que o imunizante deixou de ser adquirido pelo Governo Federal e que não haviam sido encaminhados novos lotes à MS. Ao Midiamax, o Ministério da Saúde disse que a vacina deixou de ser distribuída, pois foi contida no Brasil.

Em nota, foi informado que a varíola dos macacos, como é conhecida, deixou de ser considerada uma doença emergencial e a OMS (Organização Mundial da Saúde) suspendeu a recomendação da vacina. Não foi confirmado quantas pessoas chegaram a se vacinar contra a Mpox em MS.

Confira a nota:

O Ministério da Saúde esclarece que a estratégia de vacinação contra a Mpox foi adotada como resposta a um quadro emergencial e pontual que considerava a declaração de Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Essa estratégia foi direcionada a um público alvo específico e composto por pessoas com maior risco de evolução para casos graves.

Esta orientação levava em conta a situação epidemiológica do período em que foi implantada. Atualmente, com a redução do número de casos e a estabilidade da situação epidemiológica no país e no mundo, a Mpox deixou de ser uma ESPII, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendeu a recomendação de vacinação em massa. A Pasta da Saúde ainda conta com doses da vacina Mpox para atender a eventuais demandas, em caso de mudança do epidemiológico.

Mpox tem 2 casos confirmados em MS no ano

Doença considerada controlada em Mato Grosso do Sul, a Mpox, conhecida como varíola dos macacos, registrou dois casos confirmados no início deste ano. Em dois meses, a capital e cidades do interior tiveram casos notificados.

Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, foram notificados 9 casos de Mpox no Estado, sendo 1 caso notificado e já descartado no município de Ivinhema, 5 casos notificados em Campo Grande, sendo 2 confirmados e 3 descartados, 1 caso descartado no município de e, atualmente, 2 casos notificados estão em investigação: 1 no município de Dourados e 1 em Ponta Porã.

“Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a doença se encontra sob controle no Estado, cenário que reflete a situação nacional”, diz a secretaria em nota encaminhada ao Midiamax.