A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza entre os dias 5 e 27 de junho, atividades que compõem o Mês da Pessoa 60+ na UFMS na Cidade Universitária e nos câmpus de Aquidauana (CPaq), Três Lagoas (CPTL), Coxim (CPCX) e do Pantanal (CPan).

As atividades são parte da campanha ‘Eu respeito’ e têm como foco a saúde, o bem-estar e a conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas idosas. A programação é gratuita, aberta a comunidade universitária e não requer inscrição.

A Lei N° 5.215/2018, do Estado de Mato Grosso do Sul, estabeleceu o Junho Prata, com o propósito de sensibilizar a população sobre a violência contra a pessoa idosa.

Além disso, a Organização das Nações Unidas designou o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, com intuito de destacar as violações de direitos e promover formas de denunciá-las e combatê-las.

Segundo a coordenação da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) a realização do evento é resultado de parcerias com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cidadania; a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul; o Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul; as secretarias municipais de saúde e outros órgãos públicos.

Programação

No dia 11 de junho, na Cidade Universitária, a UFMS fará ações multicampi em celebração a essa data, que já compõe o calendário oficial das ações de combate à violência contra a pessoa idosa.

Dentre elas, destacam-se medidas de glicemia capilar, 30 exames de ultrassonografia de próstata, aferição de pressão arterial, teste rápido para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, orientações nutricionais, atualização vacinal, auriculoterapia e outras práticas integrativas e complementares.

No CPaq, as ações de saúde, como vacinação, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientação nutricional e alongamento, também serão realizadas no dia 11, nas salas de aula do Bloco B.

Já no dia 12 de junho, será a vez do CPTL ofertar aferição de pressão arterial, medição de glicemia para idosos e as atividades educativas Protegendo nossos idosos com cuidado e respeito à idade: vacinação é um direito de todos e Envelhecimento consciente: educação sobre climatério e menopausa para idosos, no Anfiteatro Dercir Pedro de Oliveira, localizado na Unidade 2.

Neste mesmo dia, o CPCX irá disponibilizar aferição de pressão arterial, medição de glicemia, verificação da situação vacinal e do índice de massa corporal, auriculoterapia, automassagem, aromaterapia, atendimentos odontológicos e orientações sobre hábitos de vida saudáveis, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa.

Para mais informações, confira a programação completa na página do evento.