No centro de Campo Grande, terreno abandonado é ‘casa’ de animais peçonhentos e mosquitos. Em pleno centro de Campo Grande é possível ver terrenos grandes e abandonados, acumulando mato, lixo e se tornando foco de animais peçonhentos e do Aedes aegypti. Na Rua 7 de Setembro, trabalhadores convivem há pelo menos um ano com a situação.

No cruzamento com a Rua Levinda Ferreira, um terreno de esquina não vê limpeza há muito tempo. O mato já cresceu tanto que invadiu a calçada, impossibilitando o tráfego de pedestres, que precisam se arriscar na rua para conseguir seguir o caminho.

Mas não é só isso, quem trabalha na região afirma que o terreno está sem limpeza há pelo menos um ano e as consequências são muitas. Izabela Ramalho trabalha em uma loja próxima ao terreno e conta que convivem com animais peçonhentos e o medo da dengue.

“O pior são os bichos que vêm de lá, já achamos até escorpião na calçada e precisamos dedetizar a loja constantemente”, disse ela, que também se preocupa com focos da dengue, já que no terreno também tem lixo jogado.

Até uma placa com sugestão de prestador de serviço que faz limpeza de terrenos foi colocada por lá, mas não teve efeito, já que a sujeira continua.

(Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Saiba como denunciar focos de dengue

A Prefeitura de Campo Grande explica que a população que deseja realizar uma reclamação ou denúncia sobre situações envolvendo descarte irregular de lixo, acúmulo de criadouros do Aedes aegypti, ou qualquer outra relacionada à saúde pública, pode ligar na Ouvidoria da Sesau, através do telefone 3314-9955.

Com a reclamação formalizada, será gerado um número de protocolo, que o munícipe poderá utilizar para acompanhar a resolutividade do problema. A partir da denúncia, a equipe da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais vai até o endereço para verificá-la. Se confirmada, é elaborado um termo para regularização da situação, com prazo de 30 dias.

Outras situações, como obstrução de calçadas, pedidos de manutenção em ruas e outros, podem ser denunciados pelo telefone 156 ou ainda no site https://fala.campogrande.ms.gov.br/.