A 17ª Assembleia do Conselho do Povo Terena começa nesta quarta-feira (17) no distrito de Taunay, em Aquidauana, em meio a disputa entre lideranças indígenas da aldeia ‘Retomada Esperança’, que fica no distrito.

O evento, que acontece na Aldeia Bananal, reúne lideranças do povo Terena de Mato Grosso do Sul e vai até sábado (20). Conforme publicado pelo Jornal Midiamax, essa disputa de poder teria motivado um conflito entre indígenas, com briga generalizada e feridos.

A ‘Retomada Esperança’ é uma área retomada pelos indígenas em 2013 e pertence ao município de Aquidauana. Ela é tratada como ‘retomada’, pois ainda não foi homologada, mas conforme a Funai a área já teve os estudos de identificação e delimitação aprovados. Os documentos aguardam a portaria demarcatória.

Jornal Midiamax apurou que o atual cacique, Mauro Paes, estaria descontente com o fato de outro indígena, João Firmino, querer dividir a propriedade em duas aldeias. Isso teria soado como uma provocação e afronta à liderança tribal.

A liderança é composta pelo cacique e outros membros. Já o outro homem é morador da Aldeia Ipegue, também no distrito, e está na Retomada há apenas 4 meses, desde março de 2024, quando levou o seu gado para o local.

A divergência entre os membros e moradores motivou expulsões e até conflitos que envolveram a Polícia Militar nesta semana.