O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) publicou edital n° 1/2024 que dispõe sobre a edição 2024 do programa ‘Vencendo o medo de dirigir’. As inscrições poderão ser feitas de 9 a 14 de abril e são oferecidas 100 vagas, além de cadastro de reserva para o caso de desistência.

A ideia do programa é auxiliar a pessoa que apresenta amaxofobia, conhecido como medo de dirigir, por meio de um ambiente acolhedor para desenvolver habilidades de conduzir veículos, diminuindo a insegurança e o medo.

A inscrição deverá ser realizada, exclusivamente na internet, pelo site MEU DETRAN/MS: https://www.meudetran.ms.gov.br/ → Educação → Programas e Projetos de Educação para o Trânsito → Vencendo o Medo de Dirigir. Não serão aceitas inscrições realizadas ou enviadas por qualquer outro meio.

O programa é voltado para pessoas que têm CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou estão em processo de habilitação. Entre as ações, serão realizados encontros semanais com alunos do Estágio de Saúde do Curso de Psicologia da Clínica Escola da (UCDB) Universidade Católica Dom Bosco.

Os inscritos também vão participar de sessões de psicoterapia em grupo para conhecer, avaliar e acompanhar a necessidade de cada participante, e assim poder detectar os tipos de fobias e dificuldades para conduzir um veículo automotor, bem como terapia de enfrentamento do medo.

O programa tem mais de 15 anos e já atendeu mais de 20 mil pessoas. As atividades são totalmente gratuitas.