Mato Grosso do Sul vive um aumento de casos de dengue nas primeiras semanas do ano. A população deve ficar em alerta e redobrar os cuidados para afastar o das residências, já que 80% dos focos estão nas casas. O Estado investiga três mortes por suspeita da doença.

A SES-MS (Secretaria Estadual de Saúde) aponta que os sintomas da dengue podem variar entre os pacientes, desde a ausência de sinais a episódios em que há hemorragia. 

A identificação dos sintomas logo no início da doença é essencial para evitar casos graves. O paciente deve procurar uma unidade de saúde em caso de dois ou mais sintomas identificados. 

Segundo a pasta de saúde, a dengue, geralmente, é dividida em duas fases. A fase febril ocorre nos primeiros dias de manifestação da arbovirose. Após o quinto dia de sintomas, ocorre a fase crítica. 

Confira a lista de sintomas mais comuns da dengue:

  • Febre;
  • Dor no corpo;
  • Fraqueza extrema e cansaço;
  • Dor de cabeça e dor atrás dos olhos;
  • Manchas na pele e sangramentos de gengiva e nariz;
  • Aumento do fluxo menstrual.

De acordo com a médica infectologista Mariana Croda, o desenvolvimento da doença no organismo eleva as complicações e a dificuldade para reverter o quadro. A observação de sinais de alerta como sangramentos, dores abdominais, tonturas e vômitos é essencial após a identificação dos sintomas.

“Há uma resposta inflamatória intensa que pode manifestar-se nas formas mais graves como sangramentos e perda do líquido dos vasos para abdômen e pulmão”.

Tratamento

Larvas do Aedes aegypti. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico fragilizado são os grupos mais vulneráveis para a dengue. Contudo, todas as pessoas estão suscetíveis e podem desenvolver casos graves. 

“Isso ocorre porque esses grupos podem ter mais dificuldade em lidar com a infecção e desenvolver complicações graves devido à resposta do sistema imunológico e à capacidade de combater o vírus limitada”, explica a enfermeira da Gerência de Doenças Endêmicas da SES, Bianca Modafari Godoy.

Com 80% dos focos nas casas, confira dicas para afastar o mosquito da dengue.

Quem estiver com dengue deve investir na combinação de hidratação e repouso. Procurar um também é importante no tratamento desde a fase inicial até a recuperação completa. 

Não tomar remédios por conta própria é outra recomendação dos especialistas para não atrapalhar no tratamento.

“É importante ressaltar que não deve se automedicar, pois caso faça uso de anti-inflamatórios como aspirinas pode piorar a coagulação sanguínea e consequentemente o estado de saúde, já que a dengue pode causar hemorragia. O manejo clínico do paciente é essencial para monitorar e tratar os sintomas conforme necessário”, explica a enfermeira.