Longe do conforto do ar-condicionado, da brisa dos ventiladores e, muitas vezes, até sem sombra ou água. Assim como várias categorias de trabalhadores, a rotina de vendedores ambulantes que trabalham o dia todo debaixo do sol é árdua e hostil. A situação piora com o calor que se aproxima dos 40°C, decorrente de mais uma onda de calor enfrentada pelos sul-mato-grossenses.

Assim, quem trabalha sob o sol precisa, muitas vezes, usar a criatividade para não sucumbir à desidratação e insolação decorrentes das condições de trabalho.

Elza garante água e sombra para suportar trabalhar em dias mais quentes (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Trabalhando há 23 anos como vendedora ambulante, Elza Almorone da Silva, de 62 anos, já sabe como driblar as adversidades climáticas. Ela, que costuma sair de casa às 6 da manhã, prepara logo 4 litros de água para manter a hidratação ao longo do dia.

LEIA MAIS: Dia Mundial do Rim: 187 pessoas em MS aguardam transplante do órgão e especialista faz alerta

“Procuro tomar muita água. Já deixo minhas garrafinhas no isopor. Trago só para mim uns 4 litros porque esse calor está sofrido. Eu trabalho até as 19 horas e, durante o dia, fico buscando os lugares com sombra. Se a sombra muda de posição, eu mudo também”, relata.

Hidratação é unânime

Celso Santos Henrique, de 52 anos, é vendedor ambulante há 26 anos e também já sabe a importância de se manter hidratado, principalmente, quando o calor pode ser um risco para a saúde.

Celso trabalha há 26 anos como vendedor ambulante (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Vendedor de sorvetes, ele deixa a água sempre gelada e garante que toma no mínimo três litros durante o dia.

“O segredo é se hidratar, não tem outro jeito. O calor está forte, mas isso pra mim é bom porque vendo mais. O sorvete refresca, mas dá sede, então, eu já deixo a água mineral para os clientes comprarem”, afirma.

Dyonattan Barboeno, de 21 anos, trabalha há três anos como vendedor ambulante. Assim como a maioria dos trabalhadores que vende seus produtos nas ruas da cidade, ele sai de casa cedo e só volta quando o produto acaba. Abordado pela reportagem sem nenhuma garrafa de água nas mãos, ele garante que se hidrata ao longo do dia.

LEIA MAIS: Campo-grandenses revelam táticas para ‘driblar’ altas temperaturas

“O calor não me atrapalha porque eu tenho um foco, mas não deixo de tomar água. Eu paro nos comércios, peço água, tomo e continuo porque eu tenho que ficar rico”, ressalta.

Dyonattan trabalha o dia todo debaixo de sol e se hidrata entre a parada em um comércio e outro (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta semana alerta da segunda onda de calor em 2024. O aviso vale para 70 dos 79 municípios do Estado. Conforme a previsão, as temperaturas podem subir até 5°C acima da média, o que indica que os termômetros podem atingir, ou mesmo passar dos 40°C.

Embora os vendedores ambulantes não se sintam prejudicados pelo calor, as altas temperaturas são consideradas risco iminente à saúde e a recomendação básica é beber bastante água e evitar exposição ao sol, especialmente nos horários mais quentes do dia.

Além da onda de calor, prevista até o próximo dia 20 – quando inicia o outono – uma massa de ar seco contribui para a baixa umidade relativa do ar. O Corpo de Bombeiros comunicou que estará em alerta para atender eventuais ocorrências relacionadas ao calor intenso. O telefone de contato de emergência é o 193 e está disponível 24 horas.