Sentiu mudança? Férias escolares e festas de fim de ano alteram trânsito em Campo Grande

Na área central o fluxo de veículo está intenso

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Trânsito no Centro de Campo Grande (Helder Carvalho, Midiamax)

Termina nesta semana o calendário escolar municipal e estadual em Campo Grande e, com isso, há redução na frota do transporte público. O reflexo no trânsito também sente o aumento de veículos de turistas para as festas de fim de ano.

Para trabalhadores que chegam entre 6h e 7h no trabalho, o trânsito “desafoga” e tem maior fluidez, principalmente em avenidas que interligam o bairro com a área central, como a Avenida Duque de Caxias e Enesto Geisel. O cenário teria influência do início das férias escolares.

Entretanto, com o recesso e mais tempo livre de outras categorias, entre às 9h e 11h, o trânsito tem maior movimento. Na Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, o taxista Rafael Rocha diz que está animado com o maior fluxo de pessoas no Centro.

“O trânsito está mais lotado, no bairro também. Estou trabalhando mais e ganhando mais também, tem corrida toda hora. Está bem melhor esse ano. Estou trabalhando como taxista há 5 anos”, descreve.

‘Corrido’

Para o colega de profissão Alan Gomes, que atua na área há 35 anos, o trânsito está mais movimentado, considerando o aumento de visitantes na Capital.

“Está corrido. Tem muita gente vindo de fora, visitando, pessoas de folga, trabalhando também. E por estar mais movimentado tinha que ter mais policiamento no trânsito”.

Um mototaxista também da área central concorda: “Está tudo normal para mim, não está parado o trânsito. No centro e no bairro é a mesma coisa. Pode depender do horário também”.

Pega ônibus? Planeje-se

A redução de passageiros no fim de ano influencia na redução do itinerário do Consórcio Guaicurus, por exemplo, linha 079 terá suspensão temporária entre os dias 26 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) que, entre os dias 26 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, ocorrerão alterações e ajustes na operação do transporte coletivo, especialmente na linha 079 – Bandeirantes / Hércules Maymone, com o intuito de atender à demanda esperada durante o período de festas.

De 27 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025, haverá troca de veículos. Durante esse período, a operação ocorrerá com veículos Alongados (com mais de 12,60 metros), substituindo os Articulados.

Entre os dias 16 e 23 de dezembro de 2024, de segunda a sexta-feira, as linhas troncais e as que têm como destino o Shopping realizarão uma viagem extra. A mudança deve ocorrer no período vespertino.

Nos dias 24 e 31 de dezembro, as operações seguirão o plano funcional de sábados, com ajustes especiais para as linhas 515 e 522.

Para quem for aproveitar o recesso de fim de ano para visitar a Cidade do Natal, a linha 020 já está em operação. A linha percorre o trajeto entre a Praça Ary Coelho, na Rua 14 de julho, até a Vila Morena, nos altos da Av. Afonso Pena. Conforme o itinerário, as saídas ocorrem entre 15h45 e 22h15min.

Além disso, o Consórcio Guaicurus, responsável pela operação do transporte coletivo de Campo Grande, acompanhará as linhas diariamente e disponibilizará veículos extras ou realizará ajustes operacionais conforme a necessidade, ou determinação da fiscalização da Agetran.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados