1º Seminário Estratégias de Ações Integradas para Conservação de Felinos, foi realizado no Centro Sebrae , em , nesta segunda-feira (15), para traçar ações de proteção a felinos no Pantanal. O evento foi promovido pelo IHP (Instituto do Homem Pantaneiro), por meio do programa Felinos Pantaneiros.

Intuito é o de proteção contra atropelamentos em rodovias, combater a caça ilegal, tráfico de partes do corpo da onça-pintada, atuar para eliminar a prática de ceva. Além de ações para reduzir fake News sobre ataques de onças a seres humanos e promoção da espécie como um ativo para o Pantanal, que estão na lista de ações a serem desenvolvidas. O seminário reuniu pesquisadores e representantes de forças policiais e de que também discutiram impacto direto nos setores econômico e social, por conta do e da pecuária.

“Listamos algumas ameaças que a espécie sofre e, a partir disso, discutimos medidas para haver integração entre instituições e buscar a conservação com um impacto positivo que vai ser direcionado para a biodiversidade, para a economia e para o social”, disse a coordenadora do programa Felinos Pantaneiros do IHP, Mariana Queiroz.

A abertura do seminário foi feita pelo presidente do IHP, Ângelo Rabelo. No total, participaram 25 pessoas, entre elas representantes da Polícia Civil, como os delegados Iago dos Santos e Fabrício Dias dos Santos (delegado Regional); da Delegacia da Polícia Federal em Corumbá, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar Ambiental, com o major Diego da Silva Rosa, subcomandante da PMA, e capitão Jorge Júnior; e do IBAMA. Entre os pesquisadores, estiveram presentes Rafael Hoogesteijin, do Panthera; Rogério Cunha, coordenador do CENAP/ICMBio; Fábio Souza da Silva, Onçafari; e Diego Viana, pesquisador associado do IHP.

IHP

IHP