Prepare o casaco, pois a semana será de manhãs geladas em Mato Grosso do Sul, com influência da frente fria ainda na segunda-feira (12). Apesar de temperaturas baixas, o calor pode ultrapassar os 30°C nos horários mais quentes.

Segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as menores temperaturas serão registradas na região sul do Estado, como em Ponta Porã, com mínima de 6°C e máxima de 25°C. Iguatemi a mínima será de 6°C e máxima de 22°C.

Na região sudoeste e pantaneira, as mínimas variam de 8 a 9°C e máximas de 28°C, como em Porto Murtinho e Corumbá. Ao norte e bolsão, Coxim e Paranaíba, terão mínimas de 9°C e máximas de 26°C.

Assim como outros municípios, Campo Grande terá muitas nuvens, entretanto, sem a possibilidade de chuva. A manhã alcança 8°C e máxima de 25°C.

Na terça-feira (12), há possibilidade de geada na Capital, a mínima será de 8°C e máxima de 28°C. As temperaturas variam de 8 a 10°C nas regiões sudoeste, fronteira, sul, norte, pantaneira e bolsão, com máximas entre 23°C a 29°C.

‘Efeito cebola’

A partir de quarta-feira (14), os moradores enfrentam o fenômeno conhecido como “efeito cebola”, quando se agasalham para o frio pela manhã e tiram o casaco conforme o aumento na temperatura. A previsão é de manhãs com baixas temperaturas e aumento gradativo, para calor acima dos 30°C.

Em Campo Grande, a mínima de 12°C nas primeiras horas do dia, com calor de 31°C nos horários mais quentes. Em Ponta Porã e Iguatemi, a mínima varia de 10°C a 11°C e máxima de 27°C a 29°C.

No sudoeste e Pantanal, a mínima será entre 12 a 13°C e máxima de 33°C. Ao norte e Bolsão, a mínima será de 13°C e máxima de 35°C. Ainda há possibilidade de névoa seca.

Baixa umidade do ar

Mato Grosso do Sul volta aos índices preocupantes de baixa umidade relativa do ar, entre 12 e 30%. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) coloca os 79 municípios em alerta para condição meteorológica neste domingo (11).

A frente fria favoreceu a chuva, com maior intensidade no Pantanal, chegando a 44 milímetros. Entretanto, a região pantaneira retorna ao alerta de perigo de fogo. Foram dois dias fora do alerta de risco pela condição da umidade do ar. O aviso é válido das 12h às 17h, com umidade entre 12 e 20%.

Com isso, a condição é de risco para incêndios florestais e à saúde, como o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. A principal recomendação é ingerir bastante água.