Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem reajuste de salários, técnicos-administrativos da UFMS aderem à greve nacional

A categoria reivindica o reajuste salarial referente e a valorização dos trabalhadores
Lethycia Anjos, Clayton Neves -
Paralisação
Greve iniciou em frente ao ginásio Moreninho (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Técnicos-administrativos da (Universidade Federal de ) deram início a em três campus da Universidade nesta quinta-feira (14). A categoria reivindica o reajuste salarial referente aos anos de 2024 a 2026 e a valorização dos trabalhadores.

A UFMS conta com mais de 1.700 técnicos-administrativos que desempenham diversas funções como vigilante, auxiliar administrativo, psicólogo, assistente social, físico, etc.

Coordenador geral do Sista-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Fundação UFMS e IFMS), Lucivaldo Alves dos Santos, explica que a greve foi determinada após diversas tratativas sem solução entre a categoria e o Governo Federal.

“Não rejeitamos a proposta, acontece que o Governo apresentou um reajuste de 4,5% para 2025, e 4,5% para 2026, isso é insignificante. Acompanhamos o Governo fechando acordo com muitas outras categorias, em cima da proposta que aprovamos, mas ficamos de fora”, disse.

Conforme o Sista-MS, a categoria pede reajuste de 10,5% em 2024, 10,5% em 2025 e outros 10,5% em 2026. As tratativas começaram em outubro de 2023. Em fevereiro deste ano, o Governo Federal enviou contraproposta de 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026.

A expectativa é que dez cidades entrem em greve: Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, , , Ponta Porã e Três Lagoas. A greve iniciou nas cidades de Aquidauana, Campo Grande e Corumbá, as demais cidades devem aderir ao movimento nos próximos dias.

“Nosso objetivo é reivindicar nossos direitos. Se tiver que fazer o acerto, faremos. A intenção é ter um norte para que pelos menos nos próximos anos os profissionais saibam sua progressão e seu objetivo financeiro”, ressalta Lucivaldo Alves.

Na manhã desta quinta-feira (14), os trabalhadores saíram em caminhada para conversar com o público e explicar o motivo da paralisação. Em seguida, eles seguiram para a porta da Reitoria para protestar a favor do reajuste.

O indicativo de greve a nível nacional foi aprovado em plenária da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil). O movimento já foi aderido por mais de 30 universidades públicas em todo o Brasil.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arrecadação com as bets dispara, enquanto regulação aumenta

Homem tenta fugir, mas acaba preso com 78 kg de maconha na BR-262

Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

Incêndio destrói duas lojas de produtos importados em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Após café premium, MPMS usa mais R$ 1,05 milhão para comprar pó ‘baratinho’

Servidor público federal morre após acidente entre carreta e caminhonete em MS

Após ‘bronca’ e intervenção do STF, MPMS diz que ainda investiga desvios na educação

depac centro

Ao buscar namorada, homem leva soco de ex da mulher e aciona a polícia

Últimas Notícias

Cotidiano

Homem que havia desaparecido no Bairro São Francisco é encontrado em chácara de Campo Grande

Ao Midiamax, os familiares contaram que Bruno retornou para casa nesta segunda-feira

Polícia

Desdobramentos de operação em Corumbá revelam transporte clandestino de fetos de animais

Foram encontrados 25 fetos de lhama e 10 fetos de porco empalhados

Polícia

‘Te amarei sempre’: amigos e familiares lamentam morte de professor em Sidrolândia

Lindomar foi encontrado morto na manhã deste domingo, em uma estrada vicinal de um assentamento

Política

Decoração natalina patrocinada e mais 3 projetos serão analisados pela Câmara de Campo Grande nesta terça

Propostas relacionadas à geração de emprego, decoração natalina, atendimento ao cidadão e campanha de saúde estão previstas para votação