A (Secretaria Municipal de Saúde) informou na tarde desta segunda-feira (26) que, por enquanto, não vai aumentar a oferta de vacinação contra a dengue para crianças com idade entre 12 e 14 anos, em . Segundo a pasta, o Município não recebeu doses suficientes para realizar a ampliação. No momento, estão sendo vacinadas apenas de 10 e 11 anos.

A informação da Sesau foi divulgada após resolução n° 179 da SES (Secretaria Estadual de Saúde), publicada no Diário Oficial do Estado na manhã desta segunda (26), que decide ampliar a oferta de vacinação para crianças entre 10 e 14 anos, em todo o Mato Grosso do Sul.

A pasta afirmou ainda que Campo Grande recebeu pouco mais de 24 mil doses da vacina contra a dengue e o público estimado, de 10 a 14 anos, é de 78 mil pessoas.

Meta de imunização

A ampliação da abrangência da vacina tem como objetivo imunizar 90% do público-alvo. Segundo a SES, a vacinação contra a dengue pretende reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo para a vacinação.

Ministério da Saúde estabeleceu, para 2024, que o público imunizado contra a dengue serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, após pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Mato Grosso do Sul recebeu 73 mil doses

O Estado recebeu duas remessas da Qdenga, somando 73.354 doses do imunizante. Com isto, o Estado será o primeiro do país a ter todos os seus municípios contemplados com a vacina.

Dourados é um município pioneiro no país na imunização contra a dengue. A vacinação em massa é desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga. O imunizante já está disponível na rede privada de saúde e tem imunidade completa em duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira.