Imagine uma corrida contra o tempo que pode significar a certeza da salvação na vida eterna. Foi exatamente este desafio que mobilizou profissionais do maior hospital de Mato Grosso do Sul na última semana. Com os esforços da equipe, um paciente de 79 anos conseguiu se batizar seguindo os ritos da Congregação Cristã no Brasil.

O idoso estava internado na Santa Casa de Campo Grande sob cuidados paliativos, ou seja, quando a missão maior das equipes de saúde passa a ser assegurar a melhor qualidade de vida possível até o desfecho inevitável.

Aos 79 anos, o paciente pediu para ser batizado. Para os evangélicos, o batismo é um ato muito importante e, independente de idade, representa um mergulho simbólico na morte e ressurreição de Jesus Cristo quando é feito nas águas. Os cristãos acreditam que ao emergir das águas, a pessoa inicia uma nova vida em Cristo, garantindo a salvação na vida eterna.

Só que cumprir os requisitos doutrinários da Congregação Cristã implicava no acesso a um tanque de água para o paciente literalmente mergulhar. O desafio foi cumprido com uma piscina improvisada dentro do quarto no hospital e o homem cumpriu o desejo.

Na presença de médicos, familiares e membros da igreja, o paciente de 79 anos foi batizado no tanque improvisado dentro do maior hospital de MS para o ato religioso.

O rito religioso teve iniciativa do Dr. Matheus Passos, médico assistente do paciente, da equipe de cuidados paliativos do hospital, e contou mobilizou vários setores, como a Higienização e os Bombeiros Civis da Santa Casa de Campo Grande.

“Nesse caso específico de hoje, esse paciente manifestou o desejo de ser batizado e a família estava bastante angustiada diante das dificuldades para realizar. Ele já tem uma condição clínica avançada e a alta dele não será possível. Diante disso, conseguimos mobilizar vários setores para que pudéssemos realizar o batismo no hospital”, explica a médica Fernanda Romeiro.

Fernanda é médica paliativista e coordenadora da Linha de Cuidados Especiais, Reabilitação e Medicina Hospitalar da Santa Casa.

Cuidados paliativos são os procedimentos que integram uma abordagem multidisciplinar para amenizar o sofrimento do paciente, seja ele físico, espiritual ou de outras dimensões. Em alguns casos, a equipe identifica que não são apenas os sintomas físicos que estão determinando o sofrimento, tanto para o paciente quanto para a família.