Rio Paraguai está há três meses e meio com nível negativo na região de Corumbá

Média de seca é a menor registrada em dados disponibilizados pela Marinha

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Visão aérea do Porto Geral de Corumbá mostra nível baixo do Rio Paraguai. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Dados da Marinha do Brasil revelam que o Rio Paraguai está há três meses e meio com nível de água negativo na região de Corumbá. Em setembro, chegou a -1,76 metros, uma das mais baixas da história. 

Conforme o balanço, a régua atingiu níveis negativos no dia 15 de junho, desde então, se manteve sempre negativa. Desde o início do ano, setembro foi o mês mais crítico, com medida abaixo de 1 metro e 44 centímetros durante os 30 dias do mês.

Em 2024, este é o segundo período de estiagem preocupante do Rio Paraguai na região de Corumbá. De janeiro a meados de abril, os níveis do Rio também ficaram negativos. 

Nos nove meses do ano, as águas estiveram dentro da régua de normalidade somente entre os dias 18 de abril e 14 de junho, ainda assim, em graus inferiores ao que se esperava. A maior ‘cheia’ foi de 0,28 centímetros. 

Menor média desde 2018

Dados da Marinha comprovam ainda outra realidade: a tendência de agravamento da escassez hídrica do Paraguai. A média do rio neste ano (-0,41) é a menor do histórico de dados disponível, que lista estatísticas a partir de 2018. 

Para se ter uma ideia, há seis anos, a média anual do rio era de 3,79 metros. Em 2019, 1,95 metros, no ano seguinte 0,35, caindo para 0,11 em 2021.

Nesta semana, reportagem do Jornal Midiamax mostrou que faróis históricos que estavam submersos em Corumbá, agora estão visíveis em razão do afastamento da água.

Seca em Ladário

Em Ladário, o mesmo Rio Paraguai está há 36 dias com nível negativo, com limite mínimo registrado em -0,51 metros nesta segunda-feira (30). Este é o primeiro período do ano em que as águas ficam em níveis negativos no município. 

Conteúdos relacionados

Fogo devastou terreno (Victória Bissaco, Midiamax)
Calor predomina em todo MS