Reportagem do Jornal Midiamax venceu o 1º lugar na categoria web da 3ª edição do Prêmio SRCG de Agrojornalismo. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de sábado (22), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, durante o encerramento do evento Interagro.

Com autoria de Aliny Mary Dias, a reportagem “Onda amarela que mobilizou multidão, girassol movimenta o campo e alimenta com saúde em MS” revelou a até então uma pouco conhecida força motriz em um dos cenários mais icônicos de Campo Grande: os famosos campos de girassóis em Campo Grande.

O prêmio SRCG de Agrojornalismo é uma realização do Sindicato Rural de Campo Grande que reconhece os trabalhos jornalísticos que melhor abordam o agro e suas oportunidades. Nesta edição, o tema contemplou “Novas tecnologias e sustentabilidade no agro de Mato Grosso do Sul”.

Além do instagram e força do Agro

Aliny Mary Dias durante a cerimônia de premiação (Divulgação)

Por trás do amarelo instagramável que chegou a atrair milhares de visitantes de todo o Estado, a investigação jornalística do Jornal Midiamax conduzida por Dias apresentou aos leitores informações pouco exploradas, como a expectativa de safra de mais de 2mil toneladas do grão no ano passado.

Assim, a reportagem também celebra a arte produtiva que alegra mais que fotos nas redes sociais, mas que fortalece a agricultura familiar e a economia do “agro” no estado de Mato Grosso do Sul.

“Essa reportagem contou detalhes da produção do girassol em Mato Grosso do Sul e especialmente a invasão, no bom sentido, de mais de 6 mil campo-grandenses em um único dia na fazenda do João Carlos. Contar a história desse produtor e a paixão dele com essa cultura foi especial. Ser premiada por isso não tem preço”.

Aliny Mary Dias pausou a carreira na imprensa após 15 anos e para atuar na comunicação pública. No Jornal Midiamax, foram 7 anos em atividade, passando pela reportagem do cotidiano, política e transparência, e também por cargos de edição e chefia de redação, até a última semana. Este é o 10º prêmio da jornalista.