Está com tempo disponível e quer ajudar as famílias impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul? Para ser voluntário é bem simples, basta ir até algum CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Campo Grande com disposição e iniciar a ajuda. Trabalho não falta e as equipes permanecem diuturnamente nos locais.

Nesta quinta-feira (9), equipe do Jornal Midiamax esteve no CTG Farroupilha, no bairro Monte Castelo, onde o trabalho também é intenso. Eles já encaminharam dois caminhões cheios de doações ao Rio Grande do Sul e hoje deve sair o terceiro. Só ontem havia mais de 700 pessoas no local, mas toda ajuda é bem-vinda.

Sirlei Golin, do CTG Farroupilha, explica que começaram a ação de auxílio no último sábado e o intuito era dividir as ações entre os CTGs, porém devido à proporção gigantesca cada unidade se tornou ‘batalhão do bem’. Pela cidade, são mais de 40 pontos de arrecadação de doações.

Como posso ajudar?

O principal trabalho das equipes é realizar a triagem do que chega. Organizar as doações por segmento, gênero, tamanho e embalar de maneira organizada. Quem quiser pode ir até os locais auxiliar neste processo, ou organizar os itens antes de fazer a doação.

Neste momento, já tem bastante roupa doada e o que as famílias gaúchas mais precisam são itens de higiene pessoal e roupas íntimas novas, além de itens de limpeza, como vassoura, rodo, balde, enxadas, carrinho de mão e outros.

Ração para animais de grande porte, como cavalos, porcos e gado, também é importante. Importante lembrar que muitas famílias perderam tudo, então alimentos não perecíveis e de fácil consumo são importantes neste momento, em que é difícil cozinhar e armazenar itens.

O voluntário Milton Staudth, está no CTG Farroupilha desde segunda, auxiliando como pode. “É uma questão de humanidade, praticar solidariedade, todo mundo é voluntário aqui e estamos fazendo nosso melhor”, conta.

Serviço

  • CTG Tropeiros da Querência, em Campo Grande: Rua Miguel Sutil, 445, Vilas Boas. Horário: das 13h às 19h.
  • CTG Farroupilha, em Campo Grande: Av. Pref. Herácalito Diniz de Figueiredo, 930, Monte Castelo. Horário: das 8h às 18h.
  • CTG Nova Querência, em Maracaju: 876, Av. Perimetral Norte, 744 – Alto Maracaju.
  • CTG Querência da Saudade, em Ponta Porã: Rua Jorge Roberto Salomão, 1740, Vila Ferroviária II.
  • CTG Querência do Sul, em Dourados: Cueca supermercado, Rua Ver. Vitório Pederiva, 343, Jardim Flórida.
  • CTG Sentinela de Amambai, em Amambai: caminhão estacionado na Praça Central da cidade.