Protetores de animais questionam gastos com eventos festivos e pedem reforma de políticas públicas em MS

Entre tais investimentos, segundo as entidades, está a realização de eventos como concurso de tosa, desfiles, teatros, ‘cãominhadas’, que não proporcionam resultado efetivo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Animal SRD na rua (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax, Arquivo)

Um grupo de protetores que atuam pela causa animal em Mato Grosso do Sul enviou, nesta semana, uma carta aberta ao Governo do Estado, questionando a aplicação de recursos públicos e as políticas públicas para o bem-estar animal.

Conforme o documento, ao qual o Midiamax teve acesso, algumas entidades afirmam estarem inconformadas com a política pública para os animais, atualmente adotada pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

Na carta, eles explicaram que o Estado investe grandes recursos em ações que “não trazem resultados efetivos”. Entre tais investimentos, segundo as entidades, está a realização de eventos como concurso de tosa, desfiles, teatros, cãominhadas. “Essas iniciativas frequentemente se revelam como ações meramente festivas sem eficácia comprovada”, afirmou o grupo.

Logo, os atuantes na causa animal enfatizam entenderem o valor nessas atividades de lazer, mas pedem que questões mais urgentes sejam priorizadas no momento de aplicação dos recursos públicos, que já são escassos para a área.

“Iniciativas como a Caravana da Castração e Arrecadação da Ração são valiosas, mas sua eficácia é comprometida se não forem implementadas de forma permanente e integrada em uma política robusta de controle animal”, diz a carta.

Ainda segundo o grupo, o avanço dos trabalhos, estudos e pesquisas especializadas na área clínica e temática sobre os animais permeiam as universidades, as áreas de saúde pública e do meio ambiente, não permitindo que os gestores e a sociedade ignorem tais informações.

Logo, eles solicitaram formalmente uma revisão dos investimentos em políticas públicas que reflitam em serviços considerados essenciais.

A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado com questionamento sobre o assunto. Não houve retorno até a publicação. O espaço permanece aberto para acréscimos de informação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.