Protetores de animais questionam gastos com eventos festivos e pedem reforma de políticas públicas em MS
Entre tais investimentos, segundo as entidades, está a realização de eventos como concurso de tosa, desfiles, teatros, ‘cãominhadas’, que não proporcionam resultado efetivo
Valesca Consolaro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um grupo de protetores que atuam pela causa animal em Mato Grosso do Sul enviou, nesta semana, uma carta aberta ao Governo do Estado, questionando a aplicação de recursos públicos e as políticas públicas para o bem-estar animal.
Conforme o documento, ao qual o Midiamax teve acesso, algumas entidades afirmam estarem inconformadas com a política pública para os animais, atualmente adotada pelo Governo de Mato Grosso do Sul.
Na carta, eles explicaram que o Estado investe grandes recursos em ações que “não trazem resultados efetivos”. Entre tais investimentos, segundo as entidades, está a realização de eventos como concurso de tosa, desfiles, teatros, cãominhadas. “Essas iniciativas frequentemente se revelam como ações meramente festivas sem eficácia comprovada”, afirmou o grupo.
Logo, os atuantes na causa animal enfatizam entenderem o valor nessas atividades de lazer, mas pedem que questões mais urgentes sejam priorizadas no momento de aplicação dos recursos públicos, que já são escassos para a área.
“Iniciativas como a Caravana da Castração e Arrecadação da Ração são valiosas, mas sua eficácia é comprometida se não forem implementadas de forma permanente e integrada em uma política robusta de controle animal”, diz a carta.
Ainda segundo o grupo, o avanço dos trabalhos, estudos e pesquisas especializadas na área clínica e temática sobre os animais permeiam as universidades, as áreas de saúde pública e do meio ambiente, não permitindo que os gestores e a sociedade ignorem tais informações.
Logo, eles solicitaram formalmente uma revisão dos investimentos em políticas públicas que reflitam em serviços considerados essenciais.
A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado com questionamento sobre o assunto. Não houve retorno até a publicação. O espaço permanece aberto para acréscimos de informação.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.