Fiat Uno é um dos carros queridinhos no Brasil devido ao bom custo-benefício, mas um em especial tem chamado a atenção em devido a modificação que os proprietários realizaram no veículo: transformaram o automóvel em um “conversível” ao retirarem o teto do Uno quadrado. 

O carro possui até perfil público nas redes sociais em que são compartilhadas imagens do veículo. Nesta terça-feira (30), por exemplo, foram publicados vídeos que mostram que o Fiat Uno conversível está com o para-brisa trincado e aparenta não possuir cinto de segurança. 

Parte das imagens foram feitas na Avenida Guaicurus. “Conversível virou um [Volkswagen] Saveiro para carregar as peças [de um carro]”, disse o motorista em um dos stories. Dirigir com o para-brisa trincado ou sem cinto de segurança é considerado infração grave, rende perda de cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

É importante ressaltar que alterações de características originais dos veículos, sejam de luxos ou não, precisam ser comunicadas ao -MS (Departamento Estadual de ). 

No início deste ano, o órgão estadual em Mato Grosso do Sul emitiu um alerta para regularização de veículos modificados após a morte de quatro jovens por asfixia dentro de uma BMW, em Balneário Camboriú (SC). Uma alteração no escapamento do veículo pode ter causado vazamento de monóxido de carbono.

O BPMTRAN (Batalhão De Polícia Militar De Trânsito) reforça que os proprietários devem ficar atentos ao que rege a legislação, especialmente o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

O Midiamax solicitou ao Detran-MS informações sobre a situação do Fiat Uno conversível. Em resposta, o órgão afirmou que não está autorizado a passar informações específicas sobre veículos devido à LGPD (Lei Geral de de Dados),

Como regularizar as modificações?

Um veículo só pode ter as características alteradas após obter autorização junto ao Detran e se estiver de acordo com as normas vigentes. O proprietário deve informar por meio de um requerimento quais as alterações deseja realizar. 

As mudanças mais realizadas em Mato Grosso do Sul são a troca de carroceria e inclusão de eixo em veículos como caminhões.

Após providenciar a autorização e fazer as modificações, o dono do veículo deve obter um CSV (Certificado de Segurança Veicular) válido, emitido por um engenheiro mecânico em uma ITL (Instituição Técnica Licenciada) em concordância com a autorização concedida pelo Detran.

Durante a vistoria na ITL serão avaliados os itens de segurança, estruturais e emissão de poluentes do veículo.

Após obter o CSV, o veículo deve passar por uma vistoria final para verificar os elementos de identificação do veículo e se as modificações correspondem com a autorização emitida.

A vistoria final é necessária para a emissão de um novo CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico) pelo Detran em que serão registradas as modificações e deixando o veículo regularizado. 

Conduzir veículo modificado sem regularização é considerado infração grave de trânsito, sujeita à multa de R$ 195,23, perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo para regularização.

*Matéria atualizada às 14h18 do dia 31 de janeiro de 2024 para acrescentar a resposta do Detran-MS.