Prepare o cobertor e o casaco que o fim de semana será de frio intenso em Mato Grosso do Sul. Apesar do sol e clima ameno nesta sexta-feira (28), a temperatura vai cair de maneira expressiva nas próximas horas e a previsão aponta para mínima de 5°C no domingo (30).

Ao anoitecer desta sexta-feira (28), as temperaturas começam a cair gradativamente até o domingo, que será o dia mais frio. A mudança no tempo, caracterizada por ser o primeiro frio do inverno em Mato Grosso Sul, é causada por uma frente fria vinda da região sul.

De acordo com previsão do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a frente fria favorece o aumento de nebulosidade no fim de semana e há previsão de chuva. Mas não deve chover muito, apenas o suficiente para aliviar o clima seco.

No sábado (29), são esperadas mínimas entre 8 e 12°C e máximas entre 19 e 23°C para as regiões sul, sudoeste e sudeste. Na região pantaneira, mínimas entre 12 e 15°C e máximas entre 23 e 27°C. Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 13°C e 29°C.

Temperatura cai mais no domingo

Ainda conforme a previsão do Cemtec-MS, no domingo (30) o frio avança e as temperaturas caem ainda mais em Mato Grosso do Sul. As mínimas devem chegar a 5°C na região sul do Estado, onde a máxima não deve chegar aos 20°C.

Não é descartada a chance de frio abaixo de 5°C em algumas cidades. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 10-12°C e máximas entre 16-18°C. Na região pantaneira, mínimas entre 11-14°C e máximas entre 15-19°C.

Inverno de pouca chuva e calor

Se você pensou que ia aproveitar o inverno em Mato Grosso do Sul debaixo das cobertas curtindo o frio e tomando chocolate quente, se enganou. Segundo prognóstico, a estação será marcada por ser “fora da curva” em 2024.

O inverno chegou no dia 20 de junho às 16h51 e o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo de Clima de MS) indica que a estação será com menos chuvas e mais quente que o normal.

Isso porque as precipitações devem ficar abaixo da média histórica, que varia entre 100 mm e 300 mm a depender da região do Estado. Vale lembrar que MS enfrenta há semanas a falta de chuva e, consequentemente, a baixa umidade relativa do ar.

Essa época já é conhecida pela estiagem em MS e as previsões indicam tempo ainda mais seco para 2024. A previsão engloba o trimestre Julho-Agosto-Setembro. O inverno termina oficialmente em 22 de setembro de 2024.