A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta quinta-feira (2), a escala médica de urgência e emergência nas Upas (Unidades de Saúde de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) de Campo Grande.

Pela manhã, 56 profissionais estão distribuídos nas 10 unidades de saúde, além de 12 pediatras, que atendem exclusivamente na Upa Coronel Antonino e Upa Universitário.

Já durante a tarde, a escala prevê 55 clínicos gerais. Os atendimentos pediátricos acontecerão nas Upas Coronel Antonino e Universitário. 11 profissionais farão os atendimentos.

Por fim, durante a noite, outros 55 profissionais realizarão os atendimentos do público adulto. Os atendimentos pediátricos serão feitos por 27 médicos.

As unidades que oferecerão atendimento às crianças no período noturno são: Upas Coronel Antonino, Universitário, Moreninha, Leblon e os CRS Nova Bahia e Tiradentes.

Tempo de espera

Vale lembrar que o tempo protocolar de espera pode ser de até 4h para casos de menor gravidade. Considerando que a capital tem apresentado um aumento nos casos de Síndromes Respiratórias, os serviços nas unidades de pronto atendimento e hospitais estão sobrecarregados.

Por isso, a Sesau pede a compreensão da população e reitera a necessidade de reforçar as medidas não farmacológicas, como higienização adequada das mãos, evitar aglomeração e uso de máscara se tiver sintomático, além da vacinação.

Segundo a Sesau, diversas medidas já foram tomadas diante deste cenário, como o aumento no número de médicos nas unidades.

Veja a escala completa:

(Reprodução, Sesau)