Pesquisadora lança dicionário Kaiowá-português para preservar língua indígena em MS

Nesta edição, o dicionário conta com 6.328 palavras, além de notas culturais e linguísticas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Indígenas Kaiowá
Indígenas Kaiowá (Divulgação)

Com o objetivo de preservar e valorizar a língua indígena em Mato Grosso do Sul, a pesquisadora e professora Graciela Chamorro lança a 3ª edição do Dicionário Kaiowá–Português. O lançamento oficial ocorrerá no próximo sábado (7), às 19h, no espaço cultural Casulo. O evento, é gratuito e aberto ao público.

O projeto liderado por Graciela Chamorro iniciou em 2024 com o apoio do FIC/MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul). De 2 mil exemplares impressos, mais da metade será distribuída gratuitamente para oito escolas indígenas de Dourados, duas universidades e a FAIND (Faculdade Intercultural Indígena).

Resultado de um trabalho colaborativo entre indígenas Kaiowá e não indígenas, o dicionário envolveu diversas gerações: desde jovens que dominam a escrita na língua até os mais velhos, guardiões da tradição oral. Conforme a pesquisadora, a obra atende a uma demanda da sociedade Kaiowá, especialmente de professores, alunos e estudiosos da língua.

“Ele é um suporte essencial para a reflexão, a produção de materiais na língua Kaiowá e, acima de tudo, para que as novas gerações tenham acesso às expressões de saber dos seus antepassados”.

Dicionário traduz 6.328 palavras

Dicionário
Dicionário Kaiowá–português (Divulgação)

Graciela explica que, nesta versão, há 6.328 palavras e mais notas culturais e linguísticas que constituem um repositório da visão de mundo do povo Kaiowá, de sua cultura, imaginação e pensamento.

Para a autora, a obra representa um passo significativo para o avanço do conhecimento das línguas e culturas indígenas.

“Este dicionário não é apenas uma obra lexicográfica. Ele representa o esforço coletivo para documentar e preservar a língua e os saberes de uma das etnias mais ricas em história e cultura do nosso país. Por isso, considero um passo importante para as próximas gerações conhecerem e valorizarem suas raízes”, ressalta.

Além disso, na segunda-feira (9), às 14 horas, a autora Graciela Chamorro ministrará uma palestra
com o tema “O dicionário Kaiowá-Português”, na FAIND, localizada na Unidade 2 da UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

rg animais brasil
museu do videogame
Parque dos Poderes fecha uma pista nos fins de semana para prática de exercícios físicos