Professores da rede municipal de ensino de , a 326 km de Campo Grande, marcaram uma de três dias no início do ano letivo, marcado para a próxima semana. 

As aulas estão previstas para retornar na próxima quarta-feira (21) e os docentes pretendem cruzar os braços nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro em protesto ao de salários. 

De acordo com a presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Chapadão do Sul, Tânia Marques, a decisão de paralisação foi aprovada por unanimidade durante uma assembleia da categoria. 

Ela explica que o dos profissionais está defasado desde 2020 e, diante do cenário, foi feito um estudo de impactos de gastos porque o executivo alega que está no limite prudencial. 

“Em 2022, o valor era de 33,24% e a prefeitura pagou somente 14%. No ano passado, o reajuste deveria ser de 14.95%, mas só pagou 7%. Com isso, caiu muito o valor salarial. Hoje o professor de licenciatura plena inicial de carreira recebe R$ 2.883.00”, explica. 

Segundo a presidente do Simted de Chapadão do Sul, o quadro de professores é de aproximadamente 714 profissionais, mas ainda não há balanço de quantos devem aderir à paralisação. 

“Falta má vontade dos gestores em resolver a situação. O descaso com os professores é desolador, injusto e muito nos entristece”, afirma. 

O Jornal Midiamax solicitou uma nota para a Prefeitura de Chapadão do Sul sobre o início do ano letivo e reajuste salarial de professores, e aguarda resposta. O espaço continua aberto para manifestações.