O prédio do Caps III (Centro de Atenção Psicossocial), que oferece atendimento 24 horas no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, vai passar por reforma. A unidade deve permanecer um ano fechada para manutenção e, enquanto isso, pacientes vão precisar procurar o Caps do bairro Guanandi.

Segundo a prefeitura, o espaço precisa ser totalmente liberado para a reformar, mas ainda não há data para a mudança deverá ser realizada. Isso porque o Caps III Álcool e Drogas Caps, do Guanandi, que fará o atendimento 24 horas, também vai passar por manutenção.

“Nós estamos dando uma melhorada lá, em um espaço que está vazio, bem ao lado de onde já acontecem os atendimentos atuais”, explicou a secretaria municipal de saúde, Rosana Leite de Melo.

Segundo ela, a mudança será informada oficialmente assim que houver uma data definida. Já os demais atendimentos realizados no mesmo complexo, que conta com um CRS (Centro Regional de Saúde) e uma UBS (Unidade Básica de Saúde), serão realizados no mesmo local, em meio às obras.

Atualmente, o complexo com as três unidades atende a uma população de mais de 100 mil pessoas no bairro Aero Rancho.

Mudança de local pode gerar transtornos à população

Os Caps Aero Rancho e Guanandi têm distância de 4 km entre eles. Embora pareça pouco, a mudança pode ser uma dor de cabeça para aqueles que utilizam transporte público, devido ao valor e tempo de da viagem.

A questão da mudança de local do Caps, pelo período de um ano, preocupa parte da população, que considera o novo local um pouco distante. Uma paciente que costuma procurar atendimento no local, e que não quis ser identificada, informou que precisará pegar ônibus para ir até o novo local temporário, algo que não é necessário atualmente.

Questionada sobre como isso pode ser ruim para a população, a secretaria de saúde explicou que, quando necessário, como em casos de emergência, as equipes da UBS e da CRS deverão providenciar o transporte desses pacientes.

“Dependendo da situação, fará a transferência mesmo, não é tão longe, mas eu entendo que em casos de pessoas que sem carro é mais complicado. Então, no caso, a equipe daqui poderia fazer o primeiro atendimento e encaminhar para lá”, disse a secretaria de saúde.

Realização das obras

A prefeita Adriane Lopes (PP) assinou a ordem de serviço para a realização das obras em evento desta quarta-feira (12). Após isso, os serviços devem começar quanto antes. Enquanto isso, as equipes da construtora já começaram a organizar o local para recebimento da reforma.

O projeto prevê mudanças em toda a estrutura física, incluindo pintura interna e externa, adequações nas redes elétrica e hidráulica, revisão do telhado, calhas e rufos, além da ampliação de consultórios e a substituição de mobiliários e equipamentos danificados.

A prefeitura informou que tal reforma é necessária há anos, sendo uma demanda antiga da população local.

Segundo o proprietário da MS Construção e Gerenciamento de Obras contratada para a reforma, Ricardo Leite Batistas, não há como evitar totalmente os transtornos aos pacientes. “Vamos ter equipes de 20 a 30 pessoas envolvidas diariamente e a ideia é liberar primeiros os espaços onde ocorrem os atendimentos mais emergenciais”, explicou.

A empresa foi contratada por meio de licitação, em março deste ano, pelo valor de R$ 4,4 milhões, que devem sair dos cofres da prefeitura.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.