A (Secretaria Municipal de Saúde Pública) de aplicará doses da vacina contra a dengue em escolas como meio de alcançar o público-alvo de na faixa etária de 10 e 11 anos. A informação foi confirmada pela titular da pasta, Rosana Leite de Melo.

“Essa semana nós vamos vacinar em escolas, porque nós queremos que esse público de 10 a 11 anos seja de fato os primeiros a serem vacinados, mas se a procura não for a contente por conta desse vencimento, talvez a gente amplie sim também na próxima semana”, explicou a secretária em entrevista ao Midiamax.  

Segundo ela, até esta segunda-feira (26), cerca de 3 mil crianças foram imunizadas. O pedido é para que os pais levem crianças de 10 a 11 anos para vacinação contra a dengue. “Nós estamos observando o aumento dos casos. É claro que nós não estamos enquanto igual à Brasília. Vamos proteger nossas crianças”, pediu.

Campo Grande não vai ampliar vacinação

A pasta informou nesta segunda, que, por enquanto, não vai aumentar a oferta de vacinação contra a dengue para crianças com idade entre 12 e 14 anos, em Campo Grande. O motivo é que o Município não recebeu doses suficientes para realizar a ampliação.

A informação veio após resolução n° 179 da SES (Secretaria Estadual de Saúde), publicada no Diário Oficial do Estado na manhã desta segunda (26), que decide estender a oferta de vacinação para crianças entre 10 e 14 anos, em todo o Mato Grosso do Sul.

Campo Grande recebeu pouco mais de 24 mil doses da vacina contra a dengue e o público estimado, de 10 a 14 anos, é de 78 mil pessoas.

Meta de imunização

A ampliação da abrangência da vacina tem como objetivo imunizar 90% do público-alvo. Segundo a SES, a vacinação contra a dengue pretende reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo para a vacinação.

Ministério da Saúde estabeleceu, para 2024, que o público imunizado contra a dengue serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, após pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.